Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Fechado por conta da enchente, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul reabre em 20 de agosto

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) será reaberto ao público em 20 de agosto, após permanecer fechado por dois meses em virtude da enchente que atingiu Porto Alegre em maio. O AHRS retorna com seu espaço para pesquisas mediante agendamento.

Apesar dos danos no térreo do prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, edificação onde se encontra o Arquivo Histórico e que ficou inundada por cerca de 30 dias, o acervo e as dependências do AHRS não foram impactados pela enchente. A instituição localiza-se no segundo andar do prédio. Em consequência dos danos provocados pela água, a energia do prédio continua sendo fornecida por gerador, com acesso ao arquivo somente pelas escadas do primeiro andar.

“Quando conseguimos retornar, no mês de junho, nossa preocupação maior era com a extrema umidade do ambiente. Assim, desde então, nos dedicamos à conservação e preservação do acervo”, explica a diretora do AHRS, Ananda Simões Fernandes. “Agora, passados dois meses, estamos prontos para reabrir e atender à grande demanda de pesquisadores que buscam por nossa documentação.”

O Arquivo Histórico conta com um acervo de mais de 10 milhões de documentos, sendo uma das principais fontes de conjuntos documentais e memória do Rio Grande do Sul. Na instituição também são realizadas exposições.

As pesquisas no acervo irão funcionar de terça a quinta-feira, das 13h às 17h, com agendamento prévio pelo e-mail agendamento-ahrs@sedac.rs.gov. A comunicação com a instituição, neste momento, é apenas via internet. O acesso à documentação é gratuito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Aberto cadastro para gratuidade de transporte a alunos da educação infantil e acompanhantes em Porto Alegre
Medalha olímpica paga imposto? Veja quanto da premiação dos atletas fica com a Receita
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play