Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 29 de agosto de 2024
A Feira Ecológica do Bom Fim vai celebrar 33 anos de existência com uma grande festa no dia 31 de agosto, um sábado, das 8h30min às 12h30min, na Avenida José Bonifácio. Para a realização do evento, foi criada uma força-tarefa entre os feirantes, que estão organizando diversas atrações, presenteando assim os frequentadores e apoiadores do espaço.
Entre os convidados, estão confirmados shows com Frank Jorge, que terá como mote seus 40 anos de trajetória musical, tocando um apanhado que irá incluir canções da Graforreia Xilarmônica, Frank Jorge solo e versões de Roberto Carlos, Beatles, canções autorais e versões em espanhol, e InDUO, formado por Luizinho Santos (sax) & Bethy Krieger (piano), combinando música instrumental e MPB com a linguagem jazzística.
O jornalista, escritor, tradutor e youtuber Eduardo Bueno, o Peninha, será nomeado padrinho da festa, simbolizando a importância dos consumidores para o espaço. Todos são frequentadores da feira de longa data.
O evento contará ainda com uma Mística envolvendo as famílias de agricultores. A cerimônia, muito conhecida no meio da agroecologia, terá como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância da terra, do cultivo e de quem atua nessa atividade. Durante a representação, serão utilizados elementos da lida no campo, como alimentos, sementes, plantas, ervas, chapéus, ferramentas de trabalho, entre outros objetos.
A data também marca o Dia do Nutricionista. Profissionais da área ligados à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e ao Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição (Cecane UFRGS) farão atividades educativas durante a manhã.
Entre as bancas convidadas, ainda estão a Amurt-Amurtel, TransLAB.URB, Banana Verde Produtos Ecológicos, Centro Agrícola Demonstrativo (CAD), Coletivos Preserva Redenção e Preserva Parque Marinha, Ser Ação e Instituto do Câncer Infantil. As crianças vão se divertir com pintura facial, com a educadora Laís Faveri, e bolhas de sabão gigantes, com Thainê Monteiro.
“Será um importante momento não somente de festa, mas de retomada, já que ainda estamos nos reerguendo das consequências das enchentes, que atingiram direta ou indiretamente todas as famílias de produtores ecologistas que integram o coletivo”, explica Shiva Ruiz Tagle Braga, integrante da Comissão de Feira.
O acesso à festa é aberto ao público em geral e gratuito. Caso chova, o evento será transferido para o dia 7 de setembro.