Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de janeiro de 2025
O caminho de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui até o Oscar sofreu um revés com o anúncio dos indicados para o SAG Awards. O prêmio é concedido pelo Screen Actors Guild (SAG), o sindicato dos atores, e considerado o principal termômetro para as categorias de atuação no Oscar, uma vez que há coincidência entre os votantes nas duas premiações.
As atrizes Pamela Anderson (The Last Showgirl), Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância) concorrem na categoria. A cerimônia será transmitida ao vivo pela Netflix no dia 23 de fevereiro.
A indicação e a premiação no SAG Awards são sinais importantes do que pode acontecer no Oscar. Isso porque, nos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, são os representantes de cada categoria que votam nos respectivos indicados – são os atores-membros da Academia que escolhem os premiados das categorias de atuação, por exemplo.
Os atores são o maior corpo votante da Academia, com cerca de 1.300 integrantes.
Mas há outros elementos a serem considerados. Em primeiro lugar, a votação que escolhe os indicados encerrou-se no domingo (5), antes da vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o que poderia dar maior visibilidade a seu trabalho.
Além disso, os membros do sindicato são majoritariamente americanos, o que aumenta as chances de indicações e premiações para atores e atrizes dos EUA.
No caso do Oscar, porém, no ano passado, 25% dos membros da Academia não eram americanos. Em 2024, por exemplo, a alemã Sandra Hüller, de Anatomia de uma Queda, conseguiu uma indicação mesmo tendo ficado de fora do SAG.
Lista da Variety
A revista americana Variety publicou uma nova lista de apostas de indicações para o Oscar 2025 após a divulgação do anúncio dos indicados ao prêmio do sindicato dos atores de Hollywood, o SAG. Nele, como já esperado por especialistas, Fernanda Torres não foi lembrada. Entretanto, o veículo ainda aposta que ela estará no grande prêmio do cinema mundial.
A lista, feita pelo jornalista Clayton Davis, destaca a grande quantidade de nomeações para “Wicked”, em especial no SAG.
Além de Torres, o site aposta que a categoria será disputada por Demi Moore (“A Substância”), Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Mikey Madison (“Anora”).
Fernanda Torres foi a grande vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. Foi a primeira vitória do Brasil no prêmio em uma categoria de atuação. Além da Variety, outros veículos, após a conquista, colocaram a brasileira como forte candidata a uma indicação para o Oscar 2025.
A revista também coloca “Ainda Estou Aqui” entre os cinco indicados para Melhor Filme Internacional.