Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Fernanda Torres no Oscar: conheça as concorrentes ao prêmio de melhor atriz

Após vencer o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Drama, Fernanda Torres alcança mais um marco histórico: sua indicação ao Oscar. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), após adiamento devido aos incêndios no sul da Califórnia. Fernanda se torna a segunda brasileira indicada ao prêmio na categoria Melhor Atriz, sucedendo sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 por Central do Brasil.

A 96ª cerimônia do Oscar será apresentada por Conan O’Brien e ocorrerá em 2 de março, em Los Angeles. Conheça as concorrentes ao título de melhor atriz:

Cynthia Erivo (Wicked)

Cynthia Erivo é uma atriz, cantora e compositora britânica que se destacou no teatro antes de alcançar sucesso no cinema e na televisão. Ganhou notoriedade no musical The Color Purple, pelo qual venceu o Tony, Grammy e Emmy. No cinema, foi indicada ao Oscar por seu papel como Harriet Tubman em Harriet (2019). Reconhecida por sua voz poderosa e atuação intensa. Aos 37 anos, ela já conquistou o Emmy, o Grammy, e o Tony, restando apenas o Oscar para que alcance um título renomado em Hollywood: EGOT, sigla composta pelas letras iniciais das principais nomeações do entretenimento americano.

O primeiro prêmio dos três foi um Tony Award – premiação do teatro –, em 2016, na categoria de Melhor Atriz por seu trabalho como Celie, no musical “A Cor Púrpura”. Em 2017, ela levou o Grammy – premiação da música –, na categoria de Melhor Álbum de Teatro Musical pelo mesmo papel. Ainda naquele ano, ela recebeu um Daytime Emmy Award — premiação da televisão diurna dos EUA —, pela performance do elenco da peça no programa de TV Today Show.

Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez)

Karla Sofía Gascón, 52, protagonista de “Emilia Pérez“, é uma atriz argentina que se destacou em produções na América Latina e na Espanha. Ela ganhou atenção ao interpretar personagens marcantes no cinema e na televisão, como nas novelas El Señor de los Cielos. Pela participação em Emilia Pérez, a espanhola se tornou a primeira atriz trans consagrada no Festival , como parte do quarteto feminino protagonista do musical.

Curiosamente, um de seus papéis mais conhecidos é sua participação como ela mesma no reality culinário MasterChef. Sofía Gascón integrou o elenco da segunda temporada de MasterChef México Celebrity.

Mikey Madison (Anora)

Aos 25 anos, Mikey Madison ganhou a atenção de Hollywood recentemente. Seus primeiros trabalhos em filmes de grande relevância foram papeis de personagens assassinas, em Era Uma Vez em Hollywood (2019) e Pânico (2022). A atriz de 25 anos foi convidada diretamente pelo diretor Sean Baker para interpretar o papel titular depois de vê-la atuando no filme de terror. Madison é apontada como uma das principais apostas de Hollywood atualmente.

Demi Moore (A substância)

Demi Moore, 62 anos, é atriz de Hollywood e uma das artistas mais famosas da indústria cinematográfica. Estreou nos cinemas com o filme ‘Choices’, em 1981, e o reconhecimento internacional veio com ‘Ghost’. Ao longo da carreira, protagonizou muitos blockbusters, comDemi Moore é uma atriz, produtora e autora americana que ganhou destaque nos anos 1980 e 1990. Ela começou sua carreira na televisão com a série General Hospital e alcançou sucesso no cinema com filmes como St. Elmo’s Fire (1985) e Ghost (1990), este último a consolidando como uma das principais estrelas de Hollywood.

Moore foi uma das atrizes mais bem pagas de sua época, estrelando sucessos como Proposta Indecente (1993), Assédio Sexual (1994) e Striptease (1996). Apesar de períodos de baixa na carreira, ela continuou a atuar em produções notáveis, como As Panteras: Detonando (2003) e Margin Call (2011).

Além de atriz, ela é conhecida por sua atuação como produtora e por sua autobiografia Inside Out (2019), onde relata sua trajetória pessoal e profissional. Ela também se tornou um ícone de estilo e uma figura influente em Hollywood por desafiar normas e se reinventar ao longo das décadas.

 

(AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema e TV

Pela primeira vez na história um filme brasileiro está na categoria principal do Oscar
Imprensa americana reage à indicação de Fernanda Torres ao Oscar
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play