Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 24 de janeiro de 2024
O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, recebeu o maior número de indicações para o Oscar 2024: 13. Entre as categorias estão melhor filme, direção, roteiro, ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.
Barbie, que se colocava como seu principal rival até o anúncio dos indicados ficou com 8 indicações.
Ryan Gosling e America Ferreira concorrem como melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante. A trilha sonora do longa também foi reconhecida com duas concorrentes na categoria de melhor canção.
Em número de indicações, a produção sobre a boneca mais célebre do mundo ficou atrás de Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, e da versão de Frankenstein de Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas – o primeiro recebeu 10 indicações e o segundo, 11.
Scorsese foi indicado pela décima vez para o prêmio de direção. Mas Leonardo DiCaprio foi deixado de fora da lista de indicados para melhor ator. Já Lily Gladstone se tornou a primeira indígena americana indicada para melhor atriz.
Maestro, de Bradley Cooper, teve 7 indicações; Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, e Zona de Interesse, de Jonathan Glazer, receberam cinco indicações cada um, assim como Ficção Americana, de Cord Jefferson. Os três estão na lista de candidatos a melhor filme. Zona de Interesse concorre também entre os filmes internacionais. A cerimônia de entrega do Oscar será em 10 de março.
Polêmica
Os indicados ao Oscar 2024 foram revelados nesta semana e, por mais que Barbie tenha recebido oito indicações na premiação, os fãs ficaram revoltados com a ausência de Margot Robbie na categoria de melhor atriz e Greta Gerwig como melhor diretora.
Ryan Gosling foi indicado como ator coadjuvante por sua atuação como Ken, mas se manifestou e criticou as esnobadas de Margot Robbie e Greta Gerwig no Oscar 2024.
“Estou extremamente honrado por ser indicado por meus colegas ao lado de artistas tão notáveis em um ano de tantos filmes excelentes. E nunca pensei que diria isso, mas também estou extremamente honrado e orgulhoso por retratar um boneco de plástico chamado Ken”, começou Gosling em um comunicado
“Mas não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por este filme histórico e mundialmente celebrado. Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém no filme sem seu talento, coragem e genialidade”, confessou o ator. “Dizer que estou decepcionado por elas não terem sido indicadas em suas respectivas categorias seria um eufemismo.”