Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 12 de novembro de 2022
O tetracampeão mundial Sebastian Vettel faz no Grande Prêmio de São Paulo sua penúltima etapa na Fórmula 1. Isso porque o piloto alemão já anunciou que vai se aposentar ao final da temporada de 2022, após mais de uma década na maior categoria do automobilismo mundial — e que lhe rendeu quatro grandes títulos. Ainda que a Aston Martin não faça um ano brilhante, ele reiterou que está “em paz”.
“Claro que seria bom vencer minha última corrida, sendo realista, acho que vai ser muito difícil! E, claro, do lado de fora, você acha que será muito melhor sair em alta, vencer a última corrida ou ganhar outro campeonato”, disse ele. “Mas o que eu senti, quanto mais eu pensava sobre isso, é que a única pessoa que realmente importa sou eu mesmo. Assim que vejo”, acrescentou.
“Então estou em paz com isso. Sei que minha última corrida provavelmente não será o ponto alto de todas as corridas que fiz. Não importa muito”, seguiu.
Após 53 vitórias, 57 poles-positions e 122 pódios, o tetracampeão mundial, sem dúvida, deixa seu nome marcado na história do esporte. Mas Vettel ainda acha cedo para olhar para trás e analisar sua carreira.
“Ainda não olhei para trás. Mas, sim, estou muito feliz com isso. Obviamente, tive muitos destaques, muitas corridas ótimas, ótimas pessoas que conheci e trabalhei. Certamente existem alguns momentos que talvez não tenham sido ótimos, mas acho que me ajudaram a chegar onde estou hoje”, explicou.
“Então, não tenho nenhum arrependimento real. Acho que me diverti muito. Isso resume tudo. Acho que foi um privilégio. E estou muito feliz por levar tudo isso, tudo o que aprendi, tudo o que pude experimentar, todo o apoio que recebi, além de me impulsionar no próximo capítulo”, encerrou Seb.
Grid de largada
O piloto George Russell, da Mercedes, venceu neste sábado (12) a corrida sprint do Grande Prêmio (GP) de São Paulo, em Interlagos, e largará na pole position na prova deste domingo (13).
Com a vitória na prova no Autódromo José Carlos Pace, que reservou muita emoção, brigas e ultrapassagens, ele soma oito pontos na classificação geral.
O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, e o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, encerraram a corrida na segunda e terceira posição, respectivamente. No entanto, Sainz sofreu uma punição por causa da troca do motor de combustão e garantiu a dobradinha da Mercedes ao perder posições.
Já o holandês Max Verstappen largará em terceiro lugar, seguido de Sergio Pérez (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari), Lando Norris (McLaren), Kevin Magnussen (Haas), Sebastian Vettel (Aston Martin) e Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull).
O Grande Prêmio de São Paulo será disputado neste domingo (13), às 15h (horário de Brasília), na penúltima etapa da temporada 2022.