Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 19 de novembro de 2024
Líderes mundiais refizeram nesta terça-feira (19) a “foto de família” da Cúpula do G20 do Rio de Janeiro. Na primeira foto, tirada na segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não estavam presentes.
Joe Biden ausente na primeira foto
Biden, Trudeau e Meloni não estavam presentes para a foto oficial do G20 na segunda-feira. Uma autoridade da Casa Branca pontuou que Biden perdeu a foto “devido a problemas logísticos”.
“Eles tiraram a foto antes que todos os líderes chegassem”, destacou a fonte, que ressaltou que a ausência não foi motivada pelo fato de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, estar no local. Biden e Trudeau estavam em reunião bilateral minutos antes da foto.
Meloni chegou “no fim”, ainda segundo comentaram fontes do governo brasileiro, mas não há confirmação sobre o porquê do atraso da italiana.
Sob o palanque duplo, um painel dizia: Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do governo brasileiro referendada por todo o G20 — incluindo a Argentina de Javier Milei, que aderiu de última hora.
A última havia sido tirada em 2021, em Roma, na Itália. Em Bali, em 2022, e em Nova Déli, ano passado, as autoridades julgaram que posar com a Rússia “queimaria o filme” — como se estivessem endossando a invasão à Ucrânia.
O presidente russo, Vladimir Putin, não veio ao G20, mas seu representante, o ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, participou da foto.