Segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Gafe judicial

A participação da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul na ação no STF sobre a aquisição de terras por estrangeiros não durou 24 horas, e gerou especulações nos bastidores jurídicos de Brasília e Campo Grande. A entidade solicitou sua inclusão no caso como Amicus Curiae, argumentando que a lei de terras de 1971 poderia prejudicar investimentos estrangeiros no Brasil, especialmente no setor de celulose. O problema é que o escritório de advocacia que representou a Fiems no pedido, o Raghiant Torres, também advoga para a Paper Excellence, empresa indonésia que enfrenta processos que a impedem de assumir a Eldorado Celulose justamente por não ter pedido as autorizações prévias exigidas pela lei de terras. Há uma briga judicial da Paper com a sócia brasileira J&F pelo controle da Eldorado. A conexão pública do escritório da Fiems com a Paper, diretamente interessada no julgamento no Supremo, criou um mal estar em torno da petição da federação e acabou levando à desistência.

Tentou o drible

O Itamaraty propôs o 2 de outubro como “melhor data para o ministro Mauro Vieira falar na Comissão” de Relações Exteriores, quatro dias antes do 1º turno das eleições municipais – e quando, é certeza, o Congresso estará esvaziado. Considerada piada, a proposta mostra desprezo dos diplomatas com a Câmara, afirmaram deputados.

PCC no Rio

A Polícia Civil descobriu que a facção paulista PCC – que expandiu seus negócios para todo o Brasil – usou advogados e laranjas para comprar 30 postos de combustíveis no Rio de Janeiro e região metropolitana nos últimos seis meses. Vem operação aí…

Joyce e Frota

Dois ex-deputados bolsonaristas tentam a sorte nas urnas, sem alusão ao antigo padrinho que sacramentou seus mandatos quando em alta popular: Alexandre Frota (PDT) é candidato a vereador em Cotia, interior paulista. E Joice Hasselmann (PSDB) disputa vaga na Câmara da capital São Paulo.

Na sua conta

Ao gastarem lábia e tempo da Comissão de Relações Exteriores da Câmara para blindar a convocação de Celso Amorim e o chanceler Mauro Vieira, os deputados da base governista não votaram um acordo que põe fim à dupla tributação com a China. O país asiático e os consumidores brasileiros esperam por isso.

João & Silvio

João de Deus salvou Silvio Santos de um problema sério na garganta há alguns anos, contou à Coluna um amigo do médium. O apresentador teve uma crise na voz e mandou um jatinho buscar o João em Abadiânia (GO). Na casa de Silvio, o curandeiro teria feito uma “cirurgia” espiritual, segundo testemunhas. Se foi a reza ou remédio, ninguém sabe, mas fato é que SS voltou a trabalhar dias depois.

Coluna Esplanada Brasília – colunaesplanada@gmail.com

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Direção da Secretaria da Educação destaca projeto inovador do Laboratório de Comunicação em Capão da Canoa
Lula não recebe deputados federais desde abril
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play