Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 6 de outubro de 2024
Os candidatos Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União) vão disputar o 2° turno da eleição para a prefeitura de Goiânia, em Goiás. Com 100% das urnas apuradas, Rodrigues obteve 214.253 votos (31,14%), enquanto Mabel recebeu 190.278 (27,66%).
Fred Rodrigues
Frederico Gustavo Rodrigues da Cunha, de 39 anos, possui experiência como empresário e comunicador. Natural de Goiânia, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Fred ingressou na política em 2018, quando concorreu ao cargo de vereador em Goiânia, porém não foi eleito. Em 2022, foi eleito deputado estadual. Em dezembro de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou seu registro de candidatura devido a alegadas irregularidades na prestação de contas das eleições de 2020, quando concorreu ao cargo de vereador. Posteriormente, o candidato recorreu à decisão e atualmente não possui pendências na Justiça Eleitoral.
Em Goiânia, ele conta com o apoio de figuras políticas como os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Sandro Mabel
Sandro Mabel, de 65 anos, é formado em Administração de Empresas e, aos 23 anos, assumiu a presidência da empresa Mabel. Além da atuação na entidade, o candidato é pecuarista, carcinicultor e atua no setor imobiliário.
Na política, Mabel exerceu um mandato como deputado estadual e foi deputado federal por 20 anos. Durante o período na Câmara Federal, ele se destacou como líder do PL na Casa e relator da Reforma Tributária.
Em janeiro de 2019, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e, em 2020, passou a liderar o Conselho de Mineração da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Derrota de Marçal
Candidato à Câmara de Vereadores de Goiânia, o irmão mais velho do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) e servidor público Hudson Marçal (PL) não conseguiu se eleger para uma vaga no Legislativo municipal.
O postulante ao pleito vinha aproveitando a repercussão do irmão na disputa pela prefeitura de São Paulo para tentar avançar com a própria candidatura na capital goiana.
Pablo Marçal chegou a gravar vídeos pedindo votos ao irmão, no qual destacava a parceria e união com o candidato em Goiânia.