Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Governo Trump ordena que agência de defesa do consumidor pare de funcionar

O governo Trump ordenou a paralisação de quase todas as atividades do Bureau de Proteção Financeira ao Consumidor (CFPB, na sigla em inglês), efetivamente fechando a agência criada após a crise financeira de 2008 para proteger os consumidores.

Russell Vought, novo diretor do Escritório de Gestão e Orçamento, determinou por e-mail que o CFPB suspenda a proposição de regras, adie a entrada em vigor de regulações já aprovadas e interrompa investigações, além de cessar atividades de fiscalização.
O CFPB foi criado durante o governo Obama como parte da reforma financeira de 2010 e desde então é alvo de críticas conservadoras. No fim de semana, Elon Musk publicou no X “CFPB RIP”, enquanto a página da agência ficou fora do ar.

No sábado, Vought anunciou que o CFPB não mais receberá recursos do Federal Reserve, classificando seu financiamento atual de US$ 711,6 milhões como “excessivo”. O bureau afirma ter garantido quase US$ 20 bilhões em alívio financeiro para consumidores desde sua fundação.

Críticos da medida, como Dennis Kelleher, do grupo Better Markets, afirmam que o CFPB atua na proteção dos consumidores contra abusos financeiros. A senadora Elizabeth Warren pediu a Trump que colabore com o bureau para evitar o “de-banking”, prática de fechamento arbitrário de contas bancárias.

O e-mail de Vought afirma que Trump o nomeou diretor interino do CFPB após demitir Rohit Chopra em 1º de fevereiro. A decisão reflete a estratégia do governo de reduzir regulações federais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Justiça gaúcha manda governo do Estado suspender volta às aulas na rede estadual por causa do calor
Estados Unidos fazem 4ª execução de um condenado utilizando asfixia com nitrogênio, método considerado tortura pela ONU
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play