Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Grêmio joga pelo empate contra o juventude para chegar a final do Gauchão

Em duelo disputado na noite de sábado (22) na Arena, o Grêmio venceu o Juventude por 2 a 1, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho. Com a vantagem, o Tricolor pode até empatar o jogo de volta que se classifica para a decisão da competição estadual. Já o time da Serra precisa vencer por dois gols de diferença para ir à final. O próximo confronto entre as equipes será no sábado (1°), às 16h30min, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Caso o Juventude vença o segundo duelo por um gol de diferença, a classificação será decidida nos pênaltis. Quem triunfar no jogo de volta enfrentará na decisão o vencedor do confronto entre Inter e Caxias.

Como foi o jogo

Desde o início, o Grêmio mostrou sua habitual intensidade, uma das principais características da equipe de Gustavo Quinteros, e teve bastante repertório ofensivo. O Alviverde, que teve campanha melhor na fase de grupos e por isso decidirá em casa, não ficou atrás e competiu, também em bom ritmo.

1×0: Contando com a qualidade de Cristaldo, João Pedro e o artilheiro Braithwaite, o Grêmio abriu o placar com um belo gol aos 13 minutos de jogo.

O camisa 10 argentino fez bom passe abrindo o jogo, João Pedro avançou em boa jogada individual, aplicou um drible da vaca e cruzou para trás. O dinamarquês, como de costume, não perdoou, marcando seu sexto gol no ano. Braithwaite agora está apenas um gol atrás do artilheiro do Gaúcho, Emerson Galego, do Ypiranga, com sete gols.

Pouco antes dos 30 minutos de jogo, Monsalve recebeu na área e foi derrubado pelo adversário. O Grêmio reclamou muito de pênalti, o VAR checou, mas a penalidade não foi assinalada. Logo depois, o Juventude empatou a partida.

1×1: aproveitando erro da saída de bola gremista, o Juventude buscou a igualdade no placar ainda na etapa inicial, aos 33 minutos de de jogo. Jean Carlos serviu Batalla na entrada da área, e ele contou com dois desvios no chute para acabar com qualquer chance de reação de Tiago Volpi.

O Grêmio, sabendo que terá uma decisão fora de casa na volta, tomou a iniciativa e tentou acelerar o jogo, buscando aproximações e chegando bastante pelo seu lado direito. Passes mais rápidos, aceleração e intensidade foram as chaves do Tricolor.

Na etapa final, o Grêmio começou com tudo e logo voltou a estar na frente do placar. Amuzu entrou no lugar de Cristaldo no intervalo e, em uma de suas primeiras participações, serviu com maestria Cristian Olivera.

2×1: Monsalve aproveitou sobra, acelerou com o campo livre e lançou o belga Amuzu, que invadiu a área e serviu Cristian Olivera de trivela. Com o gol praticamente vazio, o uruguaio completou para a rede e recolocou o Imortal em vantagem, aos 7 minutos da etapa final.

Na reta final, aos 38 minutos, o Grêmio chegou a ampliar com Edenilson, mas a jogada foi anulada após longa checagem do árbitro na cabine do VAR.

Ficha Técnica

– Grêmio: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner e Lucas Esteves; Villasanti e Cuéllar (Camilo Reijers), Cristian Olivera, Cristaldo (Amuzu) e Monsalve (Edenílson); Martin Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.

– Juventude: Gustavo; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Marcos Paulo (Alan Ruschel); Emerson Batalla (Petterson Novaes), Daniel Giraldo, Jadson e Ênio (Giovanny); Jean Carlos (Mandaca) e Erick (Gabriel Pereira). Técnico: Fábio Matias.

– Arbitragem: Jonathan Benkenstein Pinheiro, assistido por Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins. VAR: Douglas Schwengber da Silva.

Polêmicas de arbitragem

O Grêmio fez uma publicação para reclamar da arbitragem na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude nesse sábado (22), pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. Em suas redes sociais, o Tricolor postou o vídeo do polêmico lance do primeiro tempo, onde Monsalve teria, na visão da diretoria Tricolor, sofrido pênalti do zagueiro Abner.

O árbitro Jonathan Pinheiro e o árbitro de vídeo Douglas da Silva concluíram que não houve penalidade, o que levou a reclamações imediatas dos jogadores em campo.

“Alguém achou que não foi pênalti ao assistir esta imagem? Talvez só o árbitro e os responsáveis pelo VAR. A propósito, alguém consegue entender os critérios do VAR neste Gauchão? Nós, não! Mais uma vez, reforçamos: não queremos nenhum benefício. Queremos uma arbitragem justa! Perde o Grêmio e perde o futebol”, diz o comunicado.

Neste domingo (23), o Imortal se pronunciou oficialmente, afirmando que solicitará os áudios do VAR por conta deste e de outro lance polêmico. Na etapa final, quando o Grêmio já vencia por 2 a 1, Edenilson marcou o terceiro da equipe, mas o gol acabou sendo anulado após o VAR chamar o juiz ao vídeo para revisar uma possível falta cometida pelo volante Camilo em cima de Jadsom, do Juventude.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Grêmio

Grêmio pede acesso aos áudios do VAR após pênalti não marcado diante o Juventude
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play