Quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim após cinco meses

Depois de quase cinco meses, a greve dos roteiristas de Hollywood já tem data para terminar. De acordo com o The Hollywood Reporter, o fim da paralisação está marcado para acontecer na quarta-feira (27), às 12h01min do horário local. A decisão foi tomada após votação da liderança do sindicato, que autorizou oficialmente a retomada do trabalho.

“Isso permite que os redatores retornem ao trabalho durante o processo de ratificação, mas não afeta o direito dos membros de tomar uma decisão final sobre a aprovação do contrato”, afirmou o comitê de negociação do Writers Guild of America depois que o Conselho Oeste e o Conselho Leste votaram unanimemente para suspender o “ordem de restrição” nesta terça-feira (26).

O fim da greve não significa, no entanto, que o acordo provisório alcançado entre o sindicato, estúdios e streamings seja algo certo. Ainda é necessário que os sindicalistas votem para ratificar o contrato, em um referendo que será realizado entre 2 e 9 de outubro. Com duração de 148 dias, essa foi a segunda greve mais longa na história do Writers Guild of America.

Entenda

O sindicato que representa a maioria dos roteiristas de Hollywood entrou em greve no dia 02 de maio, após um mês de negociações fracassadas com a aliança dos produtores de cinema e televisão, a associação que representa as maiores empresas de entretenimento dos EUA, como a Disney e a Netflix.

Os roteiristas paralisaram suas atividades visando diversas exigências trabalhistas, como aumento de salários, mudanças nas regras de pagamentos residuais (o “extra” que eles recebem quando seus trabalhos são exibidos em TV aberta ou nos streamings) e o estabelecimento de proteções contra o uso de inteligência artificial na elaboração dos roteiros.

No dia 13 de julho, os atores juntaram-se oficialmente com os roteiristas para apoiar e reivindicar melhores condições de trabalho para a categoria. O aumento de salário, assim como para aqueles que deram o pontapé nas paralisações hollywoodianas, também é um dos objetivos da classe, porém, equivoca-se quem pensa que os atores do alto escalão estão preocupados com o faturamento milionário de uma pequena parcela, pois a demanda procura a melhoria de toda a categoria, principalmente os profissionais que têm menos tempo de tela, como os figurantes, mesmo nas grandes produções.

Além disso, os atores buscam diretos como seguro de saúde e planos de pensão mais abrangentes. Muitos atores enfrentam insegurança financeira, principalmente durante os períodos de inatividade entre projetos, tornando essas questões ainda mais essenciais e urgentes.

Essa é a primeira greve dos atores desde 1980 e a primeira vez, desde 1960, que roteiristas e atores fazem uma greve simultaneamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema e TV

Herança de ex-sogro de Lady Di: irmãos de Dodi disputam partilha de quase R$ 10 bilhões de magnata egípcio
Brasileiro precisa trabalhar mais de dois meses para pagar novo iPhone 15 Pro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play