Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 11 de agosto de 2023
Aracy Balabanian não queria ser lembrada como uma mulher que não casou e não teve filhos. “Isso é uma falha de caráter? Isso é uma falha? O que é isso?”, questionou, em entrevista realizada em 2022. A artista — que morreu, aos 83 anos, na última segunda-feira (7) — dizia que havia construído, ao seu jeito, a própria família. Não à toa, estava sempre rodeada pelos sobrinhos e era chamada como “dinda” por uma turma composta por gente de várias idades.
Responsável por décadas de trabalho na televisão e por papéis que marcaram geração, Aracy Balabanian seguia contratada da TV Globo de forma fixa, em acordo que era renovado automaticamente de três em três anos.
Familiares da atriz, intérprete de personagens memoráveis na televisão brasileira, como a mãe super protetora Dona Armênia, nas novelas “Rainha da Sucata” (1990) e “Deus nos Acuda” (1993), apenas para citar alguns de seus papéis mais marcantes —, não revelaram se ela deixou um testamento. Seguindo as regras de sucessão, a herança de Aracy Balabanian deve ser dividida entre irmãos, sobrinhos, tios e primos, como preveem as normas jurídicas brasileiras.
“Eu não casei, eu não tive filhos e vivi intensamente” afirmou Aracy, em entrevista ao jornalista Pedro Bial, em 2022. “Tem um monte de crianças na minha vida. Quando eu disse que não podia, ou não queria me casar, é porque eu não tinha condições de conciliar a minha vida de atriz já que eu tive tantas dificuldades antes. Eu não tive tempo, mas amei e fui amada. Eu vivi intensamente”, ressaltou ela.
Aracy Balabanian foi diagnosticada com câncer no pulmão no final do ano passado. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Irmãos e sobrinhos
A atriz teve seis irmãos e vários sobrinhos. Horas após a perda, os sobrinhos escreveram uma mensagem emocionante para a tia famosa, sem deixarem claro se algum irmão da artista ainda é vivo. Ao que tudo indica, todos já morreram, uma vez que em 2005 Aracy em depoimento a sua biografia “Nunca Fui Anjo” contou que tinha apenas três dos seis irmãos vivos.
Um deles tinha 88 anos na época. A atriz era a caçula de uma família de sete filhos – Maria, Yeranui, Amenui, Arshaluz, Avediz e Armem – e fruto do segundo casamento de seu pai, Raphael. A primeira mulher dele morreu aos 28 anos após dar à luz aos cinco primeiros irmãos de Aracy. Depois, Raphael se casou com Esther, mãe da artista.