Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Incidência de tuberculose no RS supera em 40% a média nacional

Com 5.327 novos diagnósticos em um ano, a incidência de tuberculose no Rio Grande do Sul é de 46 casos a cada 100 mil habitantes – índice que supera em 40% a média nacional, que é de 32/100.000. “O Estado também tem taxas de cura menores”, acrescenta a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose (Pect) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Carla Jarczewski.

Cerca de 10,6 milhões de pessoas adoecem de tuberculose em todo o mundo, a cada ano. Mais de 10% desses casos têm desfecho fatal, sobretudo nos países em desenvolvimento. Esse cenário tem motivado as autoridades estaduais e municipais gaúchas a apostarem na qualificação de profissionais de saúde para iniciativas de prevenção e tratamento da doença.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promoveu nesta semana um curso sobre manejo da tuberculose em adultos. Realizada em parceria com o governo federal, a iniciativa demandou dois dias de atividades no Hospital Sanatório Partenon, Zona Leste de Porto Alegre.

Participaram quase 90 médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que integram as Coordenadorias Regionais do setor no Rio Grande do Sul. Servidores do sistema prisional também se engajaram à capacitação.

Na pauta de uma série de palestras, aspectos como prevenção primária e secundária à doença e os processos de notificação, investigação, acompanhamento e encerramento de casos. O conteúdo teve por base contribuições da doutora em infectologia e medicina tropical Liliana Vega, do coordenador regional de tuberculose do Paraná, Francisco Beraldi, e da enfermeira e professora da Universidade Estadual de Maringá (PR) Gabriela Magnabosco.

A ação se integra ao plano brasileiro de eliminar a doença como problema de saúde pública até 2030 – meta em conformidade com a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Instalada a comissão do pente-fino no SUS na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Supremo analisará até fevereiro os recursos contra decisão que validou as condenações dos acusados pelo incêndio na boate Kiss
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play