Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de janeiro de 2025
Boletim médico divulgado na tarde desse domingo (5) informa que o houve melhora no quadro de saúde do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), intubado e sob sedação em unidade de terapia intensiva (UTI) de hospital na capital mineira devido a uma pneumonia. O cargo é exercido provisoriamente, desde sábado, por seu vice
apresentou melhora no quadro de saúde. Conforme boletim médico divulgado na tarde deste domingo (5), houve evolução durante as últimas 24 horas, com normalização dos parâmetros hemodinâmicos e melhora na respiração. Agora será feita uma avaliação e teste de extubação para retirada da ventilação mecânica.
No dia 1º de janeiro, com baixa imunidade, ele tomou posse de forma virtual e teve dificuldade para falar durante o discurso. Como prefeito eleito, já não havia comparecido à cerimônia de diplomação, em 18 de dezembro.
Trata-se da quarta internação de Fuad desde novembro, quando passou cinco dias hospitalizado devido a dores nas pernas, relacionadas ao tratamento de um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH). No início de dezembro, voltou a ser internado e teve alta no dia 15, por causa de uma pneumonia. Um exame confirmou a remissão total da doença.
No dia 19 de dezembro foi necessária nova internação, dessa vez com um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ser monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal, mas voltou para casa em 23 de dezembro.
Em julho, Fuad contou que havia sido diagnosticado com o LNH, um tipo de câncer com origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada. Ele passou por cirurgia e, imediatamente, iniciou tratamento. Em outubro, informou ter concluído a terapia.
Escritor, economista, ex-secretário estadual e ministro da Casa Civil no segundo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1999-2002), Fuad Noman tem ascendência síria. Ele era vice-prefeito de Belo Horizonte e assumiu o comando da cidade em março de 2022, quando o titular Alexandre Kalil renunciou para concorrer ao governo mineiro.
Perfil do vice
Álvaro Damião, 54 anos, ingressou na vida político-administrativa em 2017, ao se eleger vereador. Em 2020, obteve um segundo mandato com quase 13 mil votos (quinto melhor desempenho no pleito).
Ele se projetou como repórter e apresentador em veículos como a rádio Itatiaia e a TV Alterosa, afiliada ao SBT em Minas Gerais. Também atuou pela rede Record. No currículo estão cinco coberturas de Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América.