Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Israel convoca reservistas para possível suspensão de cessar-fogo em Gaza

As Forças Armadas de Israel convocaram reservistas para se prepararem para uma possível retomada dos combates na Faixa de Gaza Gaza caso o Hamas não cumpra o prazo deste sábado (15) para libertar mais reféns israelenses.

Sob acordo de cessar-fogo, em vigor desde 19 de janeiro, o grupo armado concordou em soltar mais três reféns no sábado. Entretanto, ele disse esta semana que suspendeu a libertação por causa do que classificou como violações dos termos do entendimento por Israel.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu dizendo que todos os reféns deveriam ser libertados até o meio-dia de sábado ou ele “deixaria o inferno explodir”.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alertou na terça-feira (11) que Israel retomará “combates intensos” se o Hamas não cumprir o prazo, mas não disse quantos reféns deveriam ser libertados.

O premiê ordenou aos militares que reúnam forças em Gaza e nos arredores, e os militares anunciaram pouco depois que estavam enviando forças adicionais para o sul de Israel, incluindo a mobilização de reservistas.

O impasse ameaça reacender um conflito que devastou a Faixa de Gaza, deslocou internamente a maior parte de sua população e causou escassez de alimentos, água corrente e abrigo, além de levar o Oriente Médio à beira de uma guerra regional mais ampla.

Autoridades israelenses comentaram que os ministros do governo apoiaram a ameaça de Trump de “cancelar” o cessar-fogo, a menos que todos os reféns restantes sejam libertados no sábado.

O Hamas disse que continua comprometido com o acordo, mas não concordou em soltar os detidos. Uma autoridade palestina próxima às negociações afirmou que os mediadores intensificaram a intervenção “para evitar que as coisas se transformem em uma crise real”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Aldeias Infantis SOS acolhe famílias em vulnerabilidade social em Porto Alegre
Federação dos bancos alerta que nome da entidade tem sido utilizado para aplicar golpes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play