Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 4 de maio de 2023
A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, emagreceu de 8 a 10 quilos com redução de carboidratos e o uso do medicamento Ozempic.
O Ozempic, droga aprovada para o tratamento do diabetes tipo 2, se popularizou nos últimos tempos após estudos e relatos de usuários associarem seu o uso à perda de peso significativa. O princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade. Por conta deste mecanismo, ele ajuda a emagrecer.
Janja começou a tomar a medicação para acompanhar o presidente Luiz Inácio da Silva e se adaptou bem aos efeitos do remédio. Recentemente, Lula teve de interromper temporariamente o consumo de alimentos derivados do leite por causa de um refluxo gástrico crônico provocado pelo remédio. A reação é comum em parte dos pacientes.
Lula perdeu cerca de sete quilos também com reeducação alimentar, reduzindo o carboidrato e o tamanho das porções.
Orientações
Preocupadas com a disseminação do tratamento não previsto em bula, a Associação Brasileira para o estudo da Obesidade (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) publicaram uma nota conjunta sobre o uso do fármaco com “orientações à população”.
Também são cada vez mais comuns relatos de dificuldades de pacientes que utilizam o medicamento Ozempic, nome comercial do remédio que tem como princípio ativo a semaglutida, para o tratamento de diabete tipo 2 não controlada, para encontrar o remédio nas farmácias brasileiras.
No início de fevereiro, a Novo Nordisk, fabricante do remédio, disse que o desabastecimento é resultado de uma procura muito maior do que a prevista.
“Cabe ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com o medicamento.” No mesmo mês, a fabricante informou que o reabastecimento de distribuidores, atacadistas e farmácias no País deve ser normalizado durante o segundo trimestre de 2023, com o aumento da capacidade de produção anual da empresa.
Londres
Lula e Janja chegam nesta sexta-feira (5) a Londres para a coroação do rei Charles III, que ocorrerá no dia seguinte (6).
Ainda na sexta, Lula irá participar de uma recepção real no Palácio de Buckingham, evento que reunirá dezenas de chefes de Estado convidados para coroação e que serão recebidos pelo rei. No sábado, a cerimônia que marca a coroação de Charles III será realizada na Abadia de Westminster.