Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de dezembro de 2022
A Seleção Brasileira encerrou a primeira fase da Copa do Mundo com uma derrota por 1 a 0 para Camarões, mas se manteve na primeira colocação do grupo G por conta do saldo de gols e vai enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas de final do torneio.
Depois de pressionar e perder chances no primeiro tempo e no começo do segundo, a Seleção tomou um gol de Aboubakar nos acréscimos, o primeiro sofrido na Copa, e perdeu. Os jornais internacionais repercutiram a derrota brasileira:
1) Olé – “Outra surpresa: Brasil perde para Camarões”, escreveu o principal diário esportivo da Argentina.
2) The Guardian – “Aboubakar surpreende Brasil, mas Leões Indomáveis caem fora”, destacou um dos principais portais de notícias da Inglaterra.
3) El País – “Africanos derrubaram o invicto, mas a ‘Canarinha’ avançou em primeiro lugar”. Principal jornal do uruguaio destacou que, apesar da derrota, o Brasil garantiu a primeira colocação do grupo.
4) Bild – “No Brasil, só os brincos de Neymar brilham”, provocou o diário alemão.
5) L’Équipe – “É a vez do Brasil cair”. O L’Équipe pontuou que o Brasil foi a última vítima das zebras no Mundial, assim como foi a própria França, também com reservas, contra a Tunísia.
6) Mundo Deportivo – “Brasil cai frente a Camarões, mas é o suficiente para terminar como líder”, escreveu o portal espanhol Mundo Deportivo.
Primeira derrota
O Brasil sofreu nessa sexta a primeira derrota na história para uma seleção africana em Copas do Mundo. Com reservas em campo, a Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 para Camarões pela última rodada do grupo G do Mundial do Catar. No total, foram oito jogos e até então a Canarinho estava com aproveitamento de 100% contra os países da África na história do torneio.
Classificado antecipadamente para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022, o técnico Tite decidiu poupar o time inteiro na 3ª rodada da fase de grupos. O Brasil até teve chances de gol com Gabriel Martinelli e Bruno Guimarães, mas viu Aboubakar marcar no fim para carimbar mais uma zebra no Mundial do Catar.
A própria seleção de Camarões já esteve no caminho do Brasil em outros dois Mundiais e foi derrotada. Confira a lista de jogos completa:
— Brasil 3 x 0 Zaire (Jairzinho, Rivellino e Valdomiro) – Copa de 1974 (Alemanha)
— Brasil 1 x 0 Argélia (Careca) – Copa de 1986 (México)
— Brasil 3 x 0 Camarões (Romário, Márcio Santos e Bebeto) – Copa de 1994 (EUA)
— Brasil 3 x 0 Marrocos (Ronaldo, Rivaldo e Bebeto) – Copa de 1998 (França)
— Brasil 3 x 0 Gana (Ronaldo, Adriano e Zé Roberto) – Copa de 2006 (Alemanha)
— Brasil 3 x 1 Costa do Marfim (Luis Fabiano 2x, e Elano) – Copa de 2010 (África do Sul)
— Brasil 4 x 1 Camarões (Neymar 2x, Fred e Fernandinho) – Copa de 2014 (Brasil)
— Brasil 0 x 1 Camarões (Aboubakar) – Copa de 2022 (Catar).