Domingo, 29 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 18 de novembro de 2024
O último final de semana da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre foi de intensa movimentação na Praça da Alfândega. Muita gente aproveitou para garantir o seu livro e aproveitar as atividades culturais da programação. Um dos destaques foi o lançamento do documentário Marcando Páginas: 70 anos de memórias na Feira do Livro de Porto Alegre, realizado no sábado (16). O filme reconta a história do maior evento literário a céu aberto da América Latina a partir de documentos e da memória de livreiros e escritores que passaram pelas edições da Feira.
O documentário foi produzido pela equipe da CO.DE, agência experimental da ESPM Porto Alegre, e pela Câmara Rio-Grandense do Livro. A direção é de Jonas Rabello e Laura Puhlmann. “Esse documentário vai eternizar esses 70 anos de histórias, ainda mais neste ano em que a Feira do Livro marca mais um momento de superação e de retomada do setor”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Diálogos literários
Centenas de leitores lotaram o Teatro Carlos Urbim para acompanhar o evento Diálogos Literários que reuniu os escritores Marcelino Freire, Jeferson Tenório e José Falero. O bate-papo teve a mediação de Nanni Rios. Os autores compartilharam as suas experiências profissionais e pessoais. Também falaram sobre suas obras atuais, literatura e questões sociais.
Um encontro com Ruy Castro e Heloisa Seixas
Neste sábado, o público teve a oportunidade de prestigiar um bate-papo com os renomados escritores Ruy Castro e Heloísa Seixas. Os autores compartilharam suas experiências literárias e as histórias por trás dos livros que marcaram as suas carreiras.
Escritor e jornalista, Ruy Castro é autor de mais de 50 livros, incluindo biografias, como O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues (1992), Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha (1995) e Carmen – Uma biografia (2005). Sete vezes reconhecido com o Prêmio Jabuti de Literatura, também foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 2022.
Heloisa Seixas tem mais de vinte livros publicados, incluindo romances, contos, crônicas e infantojuvenis. Além de peças de teatro, como O lugar escuro, uma adaptação do seu livro homônimo que trata sobre a doença de Alzheimer. Heloisa foi quatro vezes finalista do Prêmio Jabuti.
Meu Corpo Negro: Territórios
O sábado também foi de lançamento na 70ª Feira do Livro. A obra Meu Corpo Negro: Territórios (2024) reúne contos, poesias e crônicas escritos pelo Coletivo de Escritores Negros, que pela terceira vez participa da Feira do Livro. A obra é organizada pelos escritores Izanete Marques, Juliane Vicente e Tiago Maria.
“Meu Corpo Negro: Território é uma obra coletiva que refleta a importancia de trajetorias negras conecataa com o passado, presente e futuro. Traz acolhimento e pertencimento em uma sociedade que invisibiliza corpos negros”, destaca a escritora Lilian Rocha, curadora de Literatura e Cultura Negra da Feira do Livro de Porto Alegre.