Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de junho de 2022
A atriz, apresentadora e ex-modelo Letícia Birkheuer, de 44 anos, afirmou ter sido vítima de preconceito em uma novela da Globo. Assim como aconteceu com a atriz e ex-BBB Grazi Massafera e, agora, com a ex-BBB Jade Picon – que vem enfrentando uma série de críticas por supostamente ter sido escalada para fazer par romântico com o ator Chay Suede em Travessia, trama das 9 da Globo que substituirá Pantanal -, Letícia disse que foi convidada para atuar em uma trama da emissora sem ter formação artística, o que causou uma certa resistência dos colegas de elenco. A estreia da atriz na TV foi em Belíssima, de Sílvio de Abreu, que foi ao ar em 2005.
“Eu pensei: ‘Gente, quando é que vou ser convidada de novo para fazer a filha da Glória Pires e a neta da Fernanda Montenegro? As oportunidades não passam toda hora na vida, talvez essa aqui não volte nunca mais. É uma pessoa chegando de fora, de outro país, enquanto há várias atrizes aqui fazendo teatro, fazendo TV, estudando. Começou o clima. A turma que está ali batalhando, você sente que tem preconceito. Eles ficam falando: ‘Essa garota aí tem o quê? Nem atriz é’”, recordou Letícia em entrevista ao podcast Papagaio Falante, comandado por Sérgio Mallandro e Renato Rabello.
Letícia contou que trabalhava no exterior quando recebeu o convite para estrear em Belíssima. “Eu fiz teste, foram 40 modelos que fizeram teste e eu passei. Me empolguei, fui para os EUA e fui estudar. Aí peguei outra novela, tive meu primeiro contrato”, afirmou ela, que, nos anos seguintes, emendou trabalhos na emissora, como em Pé na Jaca (2006), Desejo Proibido (2007) e Cama de Gato (2009). Seu papel mais recente na Globo foi em Malhação: Seu Lugar no Mundo (2015), mas ela também esteve no horário nobre como a jornalista Érika de Império (2014), reprisada no ano passado.
A atriz ainda relembrou os perrengues que enfrentou na carreira de modelo, entre eles o preconceito por ser brasileira. “Um estilista chegou para mim e falou: ‘Não te chamei para o meu cast, não’. Ele falou em italiano e falei com ele em inglês, mas já entendia italiano. Fiquei p… da vida, porque o problema é quando a pessoa acha que você não entende o que ela está falando e eu entendia tudo. O cara foi tão grosseiro perguntando o que eu estava fazendo ali. Mas não teve problema, porque no ano seguinte eu já estava bombando, fazendo tudo e eles me chamaram para o desfile. O mesmo cara. Eu falei: ‘Eu faço o desfile’, mas falei: ‘o preço é tanto’, e eles não podiam pagar. Que pena.”