Domingo, 15 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 15 de dezembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pode voltar a trabalhar normalmente após alta hospitalar neste domingo (15), segundo a sua equipe médica. Após o pronunciamento dos médicos em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo apareceu de surpresa no local.
Lula afirmou que deve fazer uma reunião ministerial ainda em 2024. “Estou inteiro e com mais vontade de trabalhar”, disse o petista.
Segundo o médico pessoal da Presidência, Roberto Kalil Filho, Lula está autorizado a fazer atividades compatíveis ao cargo de presidente da República, como reuniões e despachos internos.
O presidente não pode realizar exercícios físicos nem realizar viagens internacionais, disse Kalil. Voos de curta duração estão autorizados. Durante a coletiva de imprensa, Lula disse também que avalia se participará do Natal dos Catadores deste ano.
O evento, organizado anualmente pela Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), conta tradicionalmente com a presença do presidente. Em 2024, será realizado em 20 de dezembro.
Lula permanecerá em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando será submetido a uma nova tomografia para a reavaliação do seu quadro clínico. Durante esse período, o presidente permanecerá em sua residência na capital paulista.
De acordo com Kali, Lula necessitará de cuidados comuns a um pós-operatório por cerca de um mês. Ele só precisará manter repouso relativo nos próximos dias, mas poderá retomar a sua rotina de trabalho normalmente, com exceção das atividades físicas. “Ele só poderá fazer passeios”, frisou.
“Devido ao quadro, devido à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima da esperada, então, para a felicidade minha e de toda a nossa equipe, o presidente está de alta hospitalar”, afirmou a médica Ana Helena Germoglio.
Durante a coletiva, o presidente disse que os médicos ficaram “assustados” com o seu quadro de saúde e que só tomou ciência da gravidade após o procedimento cirúrgico.
“Confesso que fiquei um pouco assustado com a quantidade de líquido na cabeça”, afirmou o presidente. Em sua fala, Lula também agradeceu aos médicos que cuidaram de sua saúde durante o período de internação.
O presidente foi internado às pressas em São Paulo no fim da noite de segunda após passar o dia com dor de cabeça. Ainda em Brasília, ele havia feito um exame de imagem, que mostrou uma nova hemorragia intracraniana, de cerca de três centímetros. Embora a queda tivesse ocorrido em outubro, os médicos explicaram que é comum o aparecimento de hematomas meses após a batida.