Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024

Lula terá novo encontro com Mujica durante viagem ao Uruguai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um novo encontro com Pepe Mujica, seu aliado histórico e ex-presidente do Uruguai. Lula estará no país para participar de uma reunião com a cúpula de líderes do Mercosul.

Além da cúpula e do encontro com Mujica, a previsão é que o presidente tenha uma agenda de reuniões bilaterais, ainda em construção. A expectativa é que haja encontro com o presidente da Bolívia, Luis Arce. O país passou a ser membro pleno do Mercosul em julho deste ano.

O governo brasileiro espera que o encontro de líderes do Mercosul seja uma oportunidade para acelerar ou finalizar as negociações com a União Europeia. A assinatura, no entanto, não está prevista para a cúpula.

O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Mauricio Lyrio, já afirmou nessa segunda-feira (2) que a assinatura do acordo em Montevidéu “não é o que está em jogo”, e destacou que ainda há um longo caminho após a finalização das negociações.

“A assinatura é só depois da tradução. A assinatura em Montevidéu não é o que está em jogo. Na verdade, todo o acordo que a União Europeia negocia com seus parceiros, após a finalização das negociações, tem um longo processo de tradução. São 26 línguas. Além disso, tem a revisão legal final. Não é isso que está em jogo, mas queremos chegar a conclusão das negociações esse ano”, afirmou.

Nos últimos dias, várias reuniões técnicas entre representantes do Mercosul e da União Europeia foram realizadas em Brasília. A informação dos bastidores é que questões ligadas ao meio ambiente apresentadas pelo lado europeu e a compras governamentais, um ponto de preocupação do governo Lula, avançaram.

Os europeus querem garantias de que não vão comprar produtos que contribuam para o desmatamento. Ao assumir a Presidência do Brasil, em janeiro de 2023, Lula anunciou que iria reavaliar o ponto que permite isonomia de tratamento a empresas do Mercosul e da UE em licitações públicas.

65ª Cúpula

Lula participará da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul na quinta (5) e sexta-feira (6), em Montevidéu, no Uruguai. O evento também marca o encerramento da presidência pro tempore do Uruguai e sua transferência para a Argentina. A Bolívia participa pela primeira vez como membro pleno do bloco, após oficializar a sua adesão em agosto deste ano.

Na quinta ocorrerá a 65ª Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC). A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe, destacou a evolução histórica e o alcance comercial do Mercosul.

Com a inclusão boliviana, o bloco agora abrange 73% do território da América do Sul e representa cerca de 65% da população da região. “Com o Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, nós temos no Mercosul 73% do território da América do Sul. Seria o segundo maior país do mundo em território. São quase 300 milhões de habitantes, que é equivalente, mais ou menos, aos Estados Unidos. Só para dar uma dimensão desse ingresso da Bolívia. E 70% do PIB da região. É bastante relevante essa ampliação da área da população, do alcance do Mercosul”, afirmou a embaixadora.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Governo Lula defende solução pacífica e respeito aos direitos humanos na Coreia do Sul, em crise após lei marcial
Brasil registra mais de 11 mil partos por ano resultantes de violência sexual contra menores de 14 anos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play