Sábado, 11 de janeiro de 2025

Lula: “Vai melhorar quando eu puder indicar o presidente do Banco Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva renovou suas críticas à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper a queda na taxa de juros e dirigiu seus comentários contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em uma entrevista à Rádio FM O Tempo, nessa sexta-feira (28), o líder petista afirmou que o percentual de 10,5% para a Selic “é irreal para uma inflação de 4%” e declarou: “Não tem necessidade”. Lula acrescentou ainda: “Isso vai melhorar quando eu puder indicar o presidente do Banco Central, e vamos construir uma nova filosofia”.

Ele declarou que o economista “pensa ideologicamente igual” ao governo anterior e que “não está fazendo o que deveria fazer corretamente”. O presidente também afirmou sua intenção de selecionar um substituto “responsável” para iniciar o mandato no próximo ano.

“O presidente da República não pode ficar brigando com o presidente do Banco Central”, disse Lula. “O presidente da República não vai ficar dando palpite para baixar ou aumentar os juros. O chefe do Executivo tem que confiar no presidente do Banco Central.”

Lula criticou reportagens que vincularam a valorização do dólar às suas declarações e argumentou que o aumento na cotação da moeda americana se deve mais à especulação do que à desconfiança do mercado em relação ao controle de gastos do governo. Ele também instou o Banco Central a iniciar uma investigação sobre possíveis práticas especulativas com derivativos destinadas a fortalecer o dólar.

Na mesma entrevista à Rádio FM O Tempo, Lula afirmou que “o dólar está subindo porque tem especulação com derivativos” para enfraquecer a moeda brasileira.

Na quinta-feira (27), Lula já havia feito comentários semelhantes em relação à valorização do dólar, que coincidiram com uma alta observada na véspera, quando o presidente concedeu uma entrevista ao portal UOL. Em seguida, ele ironizou as manchetes que atribuíram a valorização da moeda americana em relação ao real às suas declarações ao site.

“Nós descobrimos que o dólar tinha subido 15 minutos antes da entrevista”, repetiu Lula. “E ontem (quinta-feira, 27) eu fiz a denúncia: por que o dólar está subindo? Porque tem especulação. Tem especulação com derivativos na perspectiva de valorizar o dólar e desvalorizar o real. E o Banco Central tem a obrigação de investigar isso.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Conta de luz terá alta em julho, após dois anos de bandeira verde, com cenário de escassez de chuvas
Banco Central contribui para alta do dólar ao falar que não vai intervir, diz estrategista-chefe de gestora de investimentos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play