Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 4 de novembro de 2022
A escritora Ana Pregardier, única gaúcha membro da Academia de Artes, Letras e Cultura do Brasil, autora de mais de 30 obras, lançou neste ano a Mentoria “Meu Primeiro Livro”, na qual participaram, até o momento, 20 novos autores. Eles, além de escrever o primeiro livro, são orientados sobre como elaborar a obra, fazer a diagramação completa, capa, até chegar à gráfica.
Autores da mentoria que participarão da Sessão de Autógrafos
1º) Livro “60 ou + Eu”
Lançamento: Dia 05/11, às 15h
Autora: Mara Eneida Mariano Pregardier
Gaúcha, residente em Florianópolis-SC, educadora financeira, especialista em Psicodinâmica do Trabalho e escritora, lança seu primeiro livro de poesias, inspirada em muitas mulheres com as quais trabalhou, conviveu e dialogou em várias capitais do Brasil.
Sinopse: “60 ou + eu” apresenta categorias como superação e jovialidade, inspirados nos sentimentos, aprendizados, vivências e emoções experienciadas por muitas mulheres.
2º) Livro Semear, germinar, fruti focar
Lançamento: Dia 05/11, às 15h
Autor: Paulo Artur Antunes
Natural de Porto Alegre, traz em sua raiz familiar as cepas da fronteira Oeste e da região serrana do RS. Construiu sua infância e juventude entre o convívio familiar e as vivências no tradicionalismo gaúcho, período este em que atuou na área artística do movimento, tanto como dançarino de invernadas quanto como instrutor de danças folclóricas e de salão, além de declamador, com formação técnica em Propaganda e Publicidade. Hoje, casado e com um casal de filhos menores, atua como Bombeiro Civil na área prevencionista.
Sinopse: Desde muito cedo se inspira para escrever versos, e apresenta neste volume uma coletânea destes escritos que foram sendo construídos e criados desde a sua juventude. Livro Semear, Germinar, Fruti FOCAR é uma coletânea de poesias que tem como foco os amores, incertezas, aspirações e sonhos do autor. Em ordem cronológica trazem diversos momentos de sua vivência e demonstram sua evolução da pré-adolescência até os dias atuais. Podemos notar a mudança sutil de vocábulos e a profundidade de seus versos transformando-se ao longo da leitura, traz em suas páginas, de forma desnuda e explícita seus maiores tesouros, família, amigos, amores e fé.
3º) Livro Slow Trip
Lançamento: Dia 05/11, às 15h
Autora: Mônica Medeiros
Natural de Pacaembu (SP), estudou especialização em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia; MBA em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico; MBA em Gestão de Negócios e Business Intuition (AMF); MBA em Gestão Empresarial (UNICURITIBA); e graduada em Letra com habilitação em Tradutor Francês-Italiano.
Sinopse: O livro fala de momentos que ficaram gravados na memória da autora e que só agora puderam ser eternizados. Um livro que traz a ideia de se fazer uma viagem, seja longa ou curta e voltar para casa, não somente com fotos e stories, mas com um conteúdo que possa trazer algo novo para a vida de quem viaja e para a vida de outras pessoas. Um conteúdo possível de se protagonizar a própria história. Se uma viagem muda sua vida “dentro”, escrever sobre a sua viagem pode trazer “o novo” que toca dentro da alma de cada leitor. SlowTrip, seguindo o conceito do Slow Food, do SlowWine, são movimentos que trazem “o respirar”, as possibilidades de mudanças internas por meio de microcomportamentos.
4º) Livro: “Luigi e Beatrice – História da Família D’Arrigo”
Lançamento: Dia 06/11, às 18h
Autora: Josmari D’Arrigo de Brito Souto
Cirurgiã-Dentista por formação e historiadora por vocação. Encerrada a vida profissional, chegou a hora de concretizar seu desejo de escrever, contar histórias, registrar fatos vivenciados por si mesma ou relatados por outrem.
Sinopse: O livro conta a trajetória de vida de dois imigrantes italianos, Luigi e Beatrice, segundo registros deixados por Luigi D’Arrigo. A história iniciada na Itália no século XIX continua nas primeiras décadas do século XX por intermédio dos filhos e netos.
Uma história envolvente e verdadeira, baseada nas memórias escritas por um imigrante, italiano, um tanto diferenciado de seus compatriotas.