Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 30 de junho de 2024
As doações de Warren Buffett à Fundação Bill e Melinda Gates serão interrompidas quando ele morrer, com sua filha e dois filhos supervisionando um novo fundo de caridade. “A Fundação Gates não receberá nenhum dinheiro depois da minha morte”, disse o presidente e CEO da Berkshire Hathaway (BERK34), de 93 anos, em entrevista.
Os três filhos – Susie, Howard e Peter – devem decidir por unanimidade como alocar as doações futuras, que Buffett disse que deveriam ser usadas “para ajudar pessoas que não tiveram a mesma sorte que nós”.
Buffett é a décima pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido de 134,5 bilhões de dólares, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. Em 2010, ele iniciou o Giving Pledge, com seus amigos Bill Gates e Melinda French Gates, dizendo que doaria sua fortuna durante sua vida ou quando morresse. Quatro anos antes, ele começou a fazer doações massivas para a fundação de Gates, bem como para fundações ligadas a seus filhos.
Em um comunicado na sexta-feira (28), a Berkshire disse que Buffett doaria mais de 13 milhões de ações classe B da Berkshire Hathaway para cinco fundações, incluindo a Fundação Gates.
Cinco fundações
As cinco fundações receberam ações Classe B da Berkshire no valor de cerca de 55 bilhões de dólares, mais do que todo o patrimônio líquido de Buffett em 2006, quando um cronograma para as doações foi estabelecido pela primeira vez, segundo o comunicado.
Warren Buffett doou outros 5,3 bilhões de dólares em ações da Berkshire Hathaway para cinco instituições de caridade, sua maior doação anual desde que começou a fazê-las em 2006. A doação anual anunciada na sexta-feira consiste em cerca de 13 milhões de ações Classe B da Berkshire.
Buffett está doando 9,93 milhões de ações à Fundação Bill e Melinda Gates.
Ele também está doando 993.035 milhões de ações para a Fundação Susan Thompson Buffett, nomeada em homenagem à sua falecida primeira esposa, e 695.122 ações para cada uma das três instituições de caridade lideradas por seus filhos Howard, Susan e Peter: a Fundação Howard G. Buffett, a Fundação Sherwood e a Fundação NoVo.
Buffett, de 93 anos, planeja doar mais de 99% da fortuna que construiu na Berkshire, um conglomerado que ele dirige desde 1965 com sede em Omaha, no Estado norte-americano de Nebraska. Apesar de ter doado mais da metade de suas ações da Berkshire, Buffett ainda tem uma fortuna de 134,3 bilhões de dólares.