Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Ministério da Saúde adota nova estratégia e inclui vacina contra a Covid no calendário de vacinação infantil

O Ministério da Saúde optou por mudar, a partir desta segunda-feira (1°), o esquema de vacinação contra a Covid-19. Entre as mudanças está a inclusão do imunizante contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação, para crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses.

Ainda, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral da vacina para grupos prioritários, com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença. Até então, esse público ainda não recebia doses periódicas.

A medida é válida um mês depois que dez capitais notaram aumento de casos em seus territórios: Aracaju; Campo Grande; Florianópolis; Fortaleza; João Pessoa; Maceió; Rio de Janeiro; Salvador; Teresina e Vitória.

Neste ano, será realizada ainda a vacinação de pessoas com mais de cinco anos, mesmo aos que não pertencem a grupos prioritários, que não foram vacinadas anteriormente ou receberam apenas uma dose.

“Essas poderão iniciar ou completar o esquema primário, que consiste em duas doses com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas”, informou a pasta.

Crianças
Para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove. Todas as crianças de seis meses a cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira. Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Rainha da Dinamarca abdica do trono em discurso de Ano Novo
Com previsão de um cenário mais favorável, empresas planejam mais investimentos em 2024. Queda nos juros é incentivo, mas insegurança jurídica ainda cria barreiras
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play