Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 11 de fevereiro de 2025
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, voltou a defender o papel das Forças Armadas para garantir a estabilidade das instituições democráticas no contexto da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A avaliação de Múcio é de que foram os militares os responsáveis por evitar um golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023.
“Do dia 8 de janeiro até abril, eu me senti órfão, porque a direita estava zangadíssima porque os militares não aderiram ao golpe, e a esquerda muito zangada porque achava que os militares tinham criado aquele golpe. Na realidade, nós devemos a eles não ter tido o golpe do dia 8”, disse o ministro em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, exibido na noite de segunda-feira (10).
Em outras oportunidades, o ministro da Defesa já havia destacado o papel dos militares em impedir um possível golpe naquela época. Às vésperas do aniversário de um ano do 8 de janeiro, em entrevista à CNN, Múcio afirmou que, embora houvesse um grupo de “indisciplinados” dentro das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica não queriam aderir a um movimento golpista.