Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Ministro da Fazenda fará pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira sobre o pacote de corte de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um “pronunciamento à Nação” na noite desta quarta-feira (27) em cadeia nacional de rádio e televisão. O assunto seria sobre o pacote de corte de gastos

Uma imagem foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, no entanto, com o lema: “Brasil Mais Forte. Governo eficiente. País justo.” Segundo o ofício do governo enviado à Empresa Brasil de Comunicação, o pronunciamento tem 7 minutos e 18 segundos de duração.

Corte de gastos a caminho

O governo tenta fechar, há semanas, um pacote de cortes de gastos para garantir o respeito ao arcabouço fiscal – as regras para as contas públicas que foram aprovadas no ano passado.

A expectativa é que o anúncio do pacote fosse feito em outubro, depois das eleições municipais. Nas semanas seguintes, o ministro da Fazenda chegou a dizer que faltavam apenas ajustes de texto, mas o comunicado foi sendo adiado.

A meta fiscal para 2024 e 2025 é de déficit zero – ou seja, de igualar receitas e despesas para não aprofundar a dívida federal. “A dinâmica das despesas obrigatórias tem que caber dentro do arcabouço. A ideia é fazer com que as partes não comprometam o todo que o arcabouço tem, a sustentabilidade de médio e longo prazo”, declarou Haddad no começo deste mês.

Lula e Haddad devem se reunir no fim da tarde com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Isso, porque o pacote em estudo será enviado ao Congresso e terá de ser aprovado por deputados e senadores. A previsão é de um projeto de lei complementar e uma PEC (proposta de emenda à Constituição).

Entre as ideias em discussão, está limitar o aumento do salário mínimo, mudar as regras de aposentadoria de militares, alterar o seguro-desemprego e o abono salarial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Réveillon 2025 de Porto Alegre será no Parque Harmonia
Defesa Civil utilizará nova ferramenta de alerta para temporais no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play