Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Morre a atriz que, como deputada britânica, defendeu as mulheres

Glenda Jackson, aclamada atriz vencedora de dois Oscars e ex-deputada britânica, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo agente da artista, Lionel Larner, que informou que a atriz morreu em casa, em Londres, após uma doença repentina.

Glenda teve uma longa carreira no mundo do cinema, do teatro e também da política britânica. Conforme Larner, a artista havia recentemente completado as filmagens de The Great Escaper (O Grande Fugitivo, em tradução livre), filme que estrela ao lado de Michael Caine.

A atriz foi uma das mais reconhecidas nos anos 1960 e 1970 no Reino Unido. Ela foi vencedora do Oscar por Mulheres Apaixonadas, de 1970, e Um Toque de Classe, de 1973.

Em 1992, ela se elegeu deputada e formou parte do governo do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. Glenda foi uma grande defensora dos direitos humanos, especialmente os das mulheres, e defendia o acesso ao aborto.

Ela passou 23 anos atuando como legisladora do Partido Trabalhista, mas decidiu voltar a atuar aos 82 anos, em 2016. Na ocasião, ela venceu um Tony pela atuação em Três Mulheres Altas, de Edward Albee, e estrelou uma temporada de Rei Lear, de William Shakespeare, na Broadway.

Glenda também é lembrada por ter interpretado a Rainha Elizabeth I duas vezes. Ela viveu a monarca britânica na série Elizabeth R, exibida pela BBC em 1971, pela qual recebeu um Emmy. No mesmo ano, ela voltou a atuar como Elizabeth no filme Mary Stuart, Rainha da Escócia. O longa teve cinco indicações ao Oscar.

Crítica da ex-primeira ministra Margaret Thatcher, Glenda decidiu se afastar da atuação para defender seus princípios na política. Ela chegou a atuar como subsecretária parlamentar no Ministério dos Transportes durante o governo de Blair, mas se colocou contrária a projetos de aumentar mensalidades universitárias do ex-primeiro ministro. Em 2011, ela voltou aos palcos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Shakira revela tensão entre Piqué e Guardiola no Barcelona
Cinco meses sem treinador: saiba até onde a CBF pretende ir para ter Carlo Ancelotti
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play