Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Na Flórida, turistas poderão novamente conversar com astronautas de verdade

Uma das atrações mais curiosas da Flórida fora dos parques temáticos estará de volta a partir desta segunda-feira, 13 de dezembro. Após quase dois anos, o Kennedy Space Center retomará o programa “Astronaut Encounter”, no qual os presentes podem conhecer pessoalmente e conversar com astronautas que já participaram de missões especiais. O centro de visitantes da Nasa fica em Cabo Canaveral, a cerca de 45 minutos de Orlando.

O encontro acontece todos os dias, em mais de um horário – é preciso consultar com antecedência o calendário de eventos do centro de visitantes para saber a hora exata. Não se paga nada a mais para participar das sessões, que acontecem num auditório, onde, por cerca de 40 minutos, comandantes, pilotos, especialistas em missão e carga útil que viveram e trabalharam no espaço compartilham suas experiências e respondem a perguntas sobre as missões e seus preparativos, entre outros assuntos relacionados. O “astronauta do dia” também fica disponível para fotos e autógrafos no The Space Shop ou no Shuttle Express.

Suspenso desde o início da pandemia, o programa retorna com o veterano Don Thomas, que serviu como especialista de missão em quatro voos nos ônibus espaciais Columbia (STS-65, STS-83 e STS-94) e Discovery (STS-70), entre julho de 1994 e julho de 1997. Ele será o “astronauta do dia” em 13 e 14 de dezembro.

Em seguida será a vez de Mike Baker, que entre os dias 15 e 18 falará sobre suas experiências nas missões STS-43 Atlantis, STS-52 Columbia, STS-68 Endeavour e STS-81 Atlantis. Ao longo do mês, os visitantes poderão encontrar ainda os astronautas veteranos Ken Cameron (dias 19 e 22), Norm Thagard (23 a 28 ) em Dominic “Tony” Antonelli (de 29 de dezembro a 2 de janeiro).

Quem quiser uma experiência mais próxima com os veteranos da Nasa pode participar de outro programa, o “Chat With an Astronaut”, no qual o astronauta do dia recebe um grupo mais restrito de pessoas para uma conversa mais exclusiva, onde se pode fazer ainda mais perguntas a respeito da vida no espaço, com direito a café da manhã ou almoço, dependendo do horário. Esse encontro acontece duas vezes ao dia (às 10h e às 14h) e tem um ingresso à parte, que custa US$ 50 para adultos e US$ 35 para crianças, mais impostos.

Lançamentos dos foguetes

Tanto para amantes da exploração espacial quanto para quem é apenas curioso, outro programa imperdível em Cabo Canaveral é acompanhar os lançamentos de foguetes. É possível observar esses módulos subindo até o espaço a partir de quatro pontos espalhados pelo Kennedy Space Center. Apenas um, ao lado do ônibus espacial Atlantis, tem acesso livre incluído no ingresso normal. Para os outros três, é preciso comprar um tíquete específico, através dos chamados “launch viewing packages”, pacotes especiais, que são disponibilizados pouco tempo antes da data confirmada.

Lançamentos de foguetes são eventos raros, mas anunciados com relativa antecedência. Para o começo de 2021 são esperados dois. Um deles será a da espaçonave Boeing CST-100 Starliner, que subirá acoplada ao foguete Atlas V para um voo orbital de teste sem tripulação. Esse lançamento já deveria ter ocorrido, mas foi adiado para o começo de 2021.

Outro é talvez o mais aguardado: a missão Artemis I, que inaugura o novo programa da Nasa para a exploração da Lua. O lançamento do conjunto formado pela espaçonave Orion e pelo foguete Space Launch System (SLS) estava prevista para o último mês de novembro, mas foi remarcado para fevereiro de 2022. A espaçonave, que não terá tripulação desta vez, ficará três semanas no espaço e viajará milhares de milhas para além da Lua.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Murilo Huff celebra aniversário de seu filho com Marília Mendonça
Em Moscou, antiga usina hidrelétrica do Kremlin vira galeria de arte contemporânea
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play