Domingo, 22 de dezembro de 2024

Nasa desvenda misterioso barulho da nave Starliner descoberto por astronauta “preso” no espaço

A Nasa, agência espacial norte-americana, desvendou o mistério revelado no último sábado pelo astronauta Butch Wilmore, que ficará no espaço até novembro após falhas na cápsula que o levou à Estação Espacial Internacional. Ele percebeu ruídos estranhos saindo de um alto-falante dentro da espaçonave Starliner. O mistério intrigou os astronautas em órbita, que precisaram pedir ajuda dos técnicos em Houston, no Texas.

A agência explicou que o som pulsante ouvido pelo astronauta Butch Wilmore a bordo da Estação Espacial Internacional, parou. Segundo a agência, o ruído do alto-falante foi resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner.

“O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias espaçonaves e módulos sejam interconectados, sendo comum a ocorrência de ruídos e feedbacks. A tripulação é orientada a contatar o controle da missão quando ouvir sons provenientes do sistema de comunicação”.

Os agentes em solo garantiram que o feedback do alto-falante relatado por Wilmore não tem impacto técnico para a tripulação, a Starliner ou as operações da estação, “incluindo a desacoplagem não tripulada da Starliner da estação, prevista para não antes de sexta-feira, 6 de setembro”, disse a agência.

“Tenho uma pergunta sobre a Starliner”, Wilmore comunicou via rádio para o Controle da Missão, no Centro Espacial Johnson, em Houston. “Há um ruído estranho vindo do alto-falante… Não sei o que está causando isso.”

Wilmore disse que não tinha certeza se havia alguma anomalia na conexão entre a estação e a espaçonave causando o ruído, ou se era outra coisa. Ele pediu aos controladores de voo em Houston para verificarem se podiam ouvir o áudio dentro da espaçonave. Alguns minutos depois, o Controle da Missão respondeu via rádio que estavam conectados para ouvir o áudio dentro da Starliner, que agora está acoplada à Estação Espacial Internacional há quase três meses.

Flutuando dentro da Starliner, o astronauta colocou seu microfone próximo ao alto-falante dentro da espaçonave. Logo em seguida, um som bastante distinto pode ser escutado.

“Era como um ruído pulsante, quase como um som de sonar. Vou fazer mais uma vez, e deixarei vocês coçarem a cabeça para tentar descobrir o que está acontecendo. Certo, agora é com vocês. Chamem-nos se descobrirem o que é.”

“Presos” no espaço

Após mais de dois meses de impasses, a Nasa anunciou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams voltarão à Terra em fevereiro de 2025 com a missão Crew-9, da SpaceX de Elon Musk. Eles estão há mais de dois meses na Estação Espacial Internacional em uma missão que deveria durar cerca de oito dias. Os astronautas deveriam voltar na nave Starliner, da Boeing, que apresentou diversos problemas durante o atracamento na estação e, por isso, retornará sem tripulação.

Segundo a agência espacial americana, especialistas em engenharia e voo espacial da Nasa e da Boeing tomaram a decisão em conjunto, por avaliar que a espaçonave Starliner apresentaria muitos riscos aos astronautas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Para garantir retorno de astronautas presos, Nasa anuncia exclusão de dois tripulantes de missão da SpaceX
Sem tripulação: cápsula de astronautas que estão “presos” no espaço pousa no deserto do Novo México
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play