Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 6 de outubro de 2021
A Nestlé apresentará ao mercado dois produtos à base de plantas substitutos de ovos e camarões, em uma tentativa da maior empresa de alimentos do mundo de vencer seus concorrentes e expandir ainda mais as alternativas de proteína.
Versões veganas de ovo e camarão podem ser usadas na culinária e refeições da mesma maneira que os produtos originais, disse a gigante suíça dos alimentos nesta quarta-feira (6). As alternativas serão apresentadas em um número limitado de lojas em alguns mercados europeus sob a marca Garden Gourmet.
O substituto do ovo, que está na forma líquida, contém proteína de soja e ômega-3, enquanto o camarão falso é feito de algas marinhas, ervilhas e uma planta chamada konjac encontrada na Ásia.
Fabricante do café Nespresso e da pizza DiGiorno, a Nestlé intensificou seus esforços para expandir sua oferta baseada em vegetais, depois de inicialmente ficar para trás em relação aos rivais ao aderir à tendência vegana.
Enquanto empresas emergentes como a Beyond Meat tornaram os substitutos de carne convencionais, a Nestlé depende de sua extensa rede de distribuição para levar seus produtos aos consumidores por meio de supermercados em todo o mundo.
O diretor-executivo Mark Schneider disse que a ambição da Nestlé é ter uma proteína vegetal que “substitua todas as proteínas animais existentes”.
“Estamos em algo que é uma grande tendência de longo prazo”, não um modismo de um trimestre ou um ano, disse Schneider em um evento em Londres.
A fabricante do chocolate KitKat também busca diversificar seu portfólio, já que enfrenta críticas pela fabricação de produtos pouco saudáveis. Nos últimos anos, a vasta indústria de alimentos, liderada por multinacionais como Nestlé e PepsiCo, tem sofrido pressão crescente de consumidores e governos para fazer produtos mais saudáveis em meio ao aumento das taxas de obesidade e diabetes.
A obesidade global quase triplicou desde 1975, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ano passado, as vendas totais da empresa de produtos alimentícios à base de plantas chegaram a cerca de 700 milhões de francos (US$ 753 milhões), enquanto os substitutos do leite geraram cerca de 100 milhões de francos. O portfólio atual inclui alternativas para carnes, frutos do mar e laticínios, incluindo sorvetes e doces veganos.
No início deste ano, a Nestlé lançou uma alternativa ao leite de vaca sob a marca Wunda, concorrente da Oatly da Danone e da Alpro. A empresa também está testando novas tecnologias, como carne cultivada baseada em células, com a start-up israelense Future Meat Technologies.