Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Nestlé lança versão vegana de ovos e camarão

A Nestlé apresentará ao mercado dois produtos à base de plantas substitutos de ovos e camarões, em uma tentativa da maior empresa de alimentos do mundo de vencer seus concorrentes e expandir ainda mais as alternativas de proteína.

Versões veganas de ovo e camarão podem ser usadas na culinária e refeições da mesma maneira que os produtos originais, disse a gigante suíça dos alimentos nesta quarta-feira (6). As alternativas serão apresentadas em um número limitado de lojas em alguns mercados europeus sob a marca Garden Gourmet.

O substituto do ovo, que está na forma líquida, contém proteína de soja e ômega-3, enquanto o camarão falso é feito de algas marinhas, ervilhas e uma planta chamada konjac encontrada na Ásia.

Fabricante do café Nespresso e da pizza DiGiorno, a Nestlé intensificou seus esforços para expandir sua oferta baseada em vegetais, depois de inicialmente ficar para trás em relação aos rivais ao aderir à tendência vegana.

Enquanto empresas emergentes como a Beyond Meat tornaram os substitutos de carne convencionais, a Nestlé depende de sua extensa rede de distribuição para levar seus produtos aos consumidores por meio de supermercados em todo o mundo.

O diretor-executivo Mark Schneider disse que a ambição da Nestlé é ter uma proteína vegetal que “substitua todas as proteínas animais existentes”.

“Estamos em algo que é uma grande tendência de longo prazo”, não um modismo de um trimestre ou um ano, disse Schneider em um evento em Londres.

A fabricante do chocolate KitKat também busca diversificar seu portfólio, já que enfrenta críticas pela fabricação de produtos pouco saudáveis. Nos últimos anos, a vasta indústria de alimentos, liderada por multinacionais como Nestlé e PepsiCo, tem sofrido pressão crescente de consumidores e governos para fazer produtos mais saudáveis em meio ao aumento das taxas de obesidade e diabetes.

A obesidade global quase triplicou desde 1975, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ano passado, as vendas totais da empresa de produtos alimentícios à base de plantas chegaram a cerca de 700 milhões de francos (US$ 753 milhões), enquanto os substitutos do leite geraram cerca de 100 milhões de francos. O portfólio atual inclui alternativas para carnes, frutos do mar e laticínios, incluindo sorvetes e doces veganos.

No início deste ano, a Nestlé lançou uma alternativa ao leite de vaca sob a marca Wunda, concorrente da Oatly da Danone e da Alpro. A empresa também está testando novas tecnologias, como carne cultivada baseada em células, com a start-up israelense Future Meat Technologies.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Twitch, maior plataforma de streaming de games do mundo, tem dados de gamers famosos vazados por hackers
Cientistas que criaram técnica para produção de moléculas orgânicas assimétricas ganham o Prêmio Nobel de Química
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play