Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 23 de setembro de 2023
A ferramenta de monitoramento de preços Google Flights ganhou um novo recurso que promete facilitar a tomada de decisão do consumidor que busca economizar no preço da passagem aérea. A plataforma já notificava o usuário quando os preços dos voos caíam ou subiam dentro de um determinado período, mas agora é capaz de relevar quando os voos para determinada região costumam ficar mais baratos.
O recurso está disponível em todos os países onde o Google Voos está disponível (incluindo o Brasil).
Veja a seguir as novidades:
Tendências de queda
Já existe uma série de ferramentas na internet que fazem o trabalho de monitoramento e notificação ao consumidor sobre preços de voos, com a indicação se o preço subiu ou caiu em relação ao período pesquisado anteriormente. Mas sempre pairou a dúvida sobre qual o melhor momento para, de fato, efetuar reservas – se os preços encontrados já estão baixos o suficiente ou vale a pena esperar que caiam ainda mais.
Com o novo recurso do Google Flights, a plataforma pode identificar quando os preços para determinado local normalmente ficam mais baixos. A solução funciona para pesquisas que contenham dados de tendências mais apurados.
Garantia de preço
O Google Flights também implementou um selo de garantia de preço para alguns resultados de voos. Isso significa que a plataforma está “confiante” de que a tarifa que o usuário vê hoje não será mais baixa antes da partida.
Há ainda uma garantia de reembolso caso o preço caia até o dia da partida e o consumidor já tenha comprado a passagem se baseando na ferramenta. Mas trata-se de um programa piloto disponível para apenas nos Estados Unidos.
“Quando você reserva um desses voos, monitoraremos o preço todos os dias antes da decolagem e, se o preço cair, reembolsaremos a diferença por meio do Google Pay. Essas garantias de preço fazem parte de um programa piloto disponível para itinerários selecionados do Book on Google partindo dos EUA”, informa a empresa.
Para uma viagem de ida e volta de Nova York para Miami, por exemplo, saindo no dia 21 de dezembro e retornando no dia 29, a plataforma aponta que o momento mais barato para comprar as passagens aéreas ocorre entre 1 e 3 meses antes, mais especificamente entre os dias 13 de setembro e 7 de dezembro.
“Esses insights podem informar que o momento mais barato para reservar viagens semelhantes é geralmente dois meses antes da partida, e se você está nesse ponto ideal. Ou você pode descobrir que os preços geralmente caem perto da decolagem, então você decide esperar antes de fazer a reserva. De qualquer forma, você pode tomar essa decisão com maior sensação de confiança”, informa o blog da companhia.