Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 21 de julho de 2024
A OpenAI lançou nesta quinta-feira (18) uma versão menor e mais barata da tecnologia que está na base do ChatGPT. O lançamento faz parte da tentativa da empresa, mais conhecida por suas pesquisas de ponta na área da inteligência artificial (IA), de se tornar mais bem-sucedida na área comercial.
Segundo a OpenAI, a nova versão de seu modelo de inteligência artificial, chamada de GPT-4o mini, tem um custo de uso 60% mais baixo do que o do modelo que alimentava o ChatGPT (que até pouco tempo atrás levava o nome de GPT-3.5 turbo). A versão mini também conseguiu resultados melhores nos testes que OpenAI faz para medir inteligência e eficácia.
A OpenAI é a marca mais conhecida na pujante área da inteligência artificial generativa e por isso sua decisão de se empenhar mais em incorporar a eficiência é um indicador importante de uma virada mais abrangente do setor.
Até então a OpenAI e concorrentes como o Google e a Microsoft se concentravam principalmente em desenvolver modelos de IA maiores e mais poderosos. Agora, essas empresas estão tentando equilibrar esses esforços com o lançamento de pequenos modelos que podem ser mais lucrativos para elas e mais úteis para clientes empresariais que só precisam da tecnologia da inteligência artificial para executar bem certas tarefas específicas.
O Google e as startups Anthropic, Mistral e Cohere também lançaram modelos menores neste ano. A Microsoft deu destaque a uma família de modelos pequenos chamada Phi, que, segundo ela, tinha 1/100 do tamanho do modelo que servia de base ao ChatGPT na época.
Muitas startups de inteligência artificial generativa, assim como a gigante Apple, têm se concentrado nos modelos pequenos, que são mais baratos de desenvolver porque costumam ser treinados com lotes de dados menores. Eles também exigem menos capacidade de processamento para funcionar e, em alguns casos, podem operar diretamente em dispositivos como os de celulares.
A OpenAI informou que atualmente o GPT-4o mini pode interpretar entradas de texto e de imagem e mais tarde ganhará a capacidade de escanear e gerar áudios e vídeos.
A tecnologia começou a ser disponibilizada para pessoas que usam as versões gratuita e premium do ChatGPT nesta quinta-feira. A empresa explicou que ela estará disponível para clientes empresariais na semana que vem.