Sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Operação Verba Extra investiga irregularidades em obras em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre

O MP (Ministério Público) do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta segunda-feira (9), a Operação Verba Extra, que investiga irregularidades em obras em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão nas sedes de empresas, nas residências dos seus sócios e de servidores públicos e na Smed (Secretaria Municipal da Educação) da Capital. Também foi determinado o bloqueio de valores e a indisponibilidade de bens dos investigados. Além de Porto Alegre, a operação ocorreu em Novo Hamburgo, Esteio, Gravataí, Viamão, Alvorada, Capão da Canoa e São José (SC).

Segundo o MP, empresários do ramo da construção civil fraudaram orçamentos apresentados à Secretaria da Educação de Porto Alegre com o objetivo de direcionar a escolha das empresas contratadas para a prestação dos serviços. Além disso, há possibilidade de sobrepreço nos pagamentos efetuados. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

“No âmbito do município de Porto Alegre, foram realizadas sindicância e auditoria especial na Smed, resultando no afastamento de quatro servidores de suas funções e na confecção de um relatório-diagnóstico pela Controladoria-Geral do Município, que deu base às investigações”, informou o MP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Polícia

Israel afirma que retomou o controle das áreas ao redor da Faixa de Gaza após ataque do Hamas
Mercado financeiro mantém em 4,86% a estimativa para a inflação neste ano no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play