Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 20 de fevereiro de 2022
No último sábado (19) ocorreu a quinta edição do Paleta Atlântida, maior churrasco de paleta de ovelha do mundo. Ao todo, foram inscritos três mil assadores que ficaram distribuídos em 1 quilômetro de churrasqueira.
Nesta edição, foram distribuídas 5 toneladas de carne para as celebridades do churrasco mostrarem tudo o que é possível fazer com fogo, sal e outros ingredientes. Já entre os competidores foi calculado mais de 15 toneladas de carne. Além dos 144 mil blocos cerâmicos que formaram 1 quilômetro de churrasqueira, o paleta contou com vários palcos que apresentaram diversos shows.
“Ele é uma coisa diferente de tudo que existe por aí, eu acho que ele é um presente da comunidade para a comunidade. Ele não é um evento de uma empresa, ele é um evento das pessoas para as pessoas e todo mundo se envolve. E quando todo mundo vem, até Deus ajuda com esse tempo maravilhoso”, destacou o idealizador do evento, Felipe Melnick.
Para avaliar a melhor paleta raiz e a melhor paleta gourmet foram convidados 20 jurados do Brasil e de fora do país. Entre eles, três mulheres avaliaram a carne do melhor cordeiro. “A experiência raiz tem se sobressaído que é a simplicidade, é o tempero mais simples, sal e carne no ponto, e isso faz com que se sobressaia o sabor da carne que é muito especial pelo ‘terroir’ (termo francês que refere-se à influência das condições de solo, clima e do sistema produtivo no alimento) do Rio Grande do Sul incrível”, afirmou a jurada Clarice Schwartsmann.
“É magnífico ver que as pessoas estão querendo fazer um diferencial, não é só tu assar hoje, tem que assar, escolher um produto de qualidade, tu tem que inovar, e a gente viu isso aqui. E nós estamos muito satisfeitas de ver o que as pessoas estão apresentando aqui para nós”, completou a jurada Ana Carolina Reschke.
“Está bem difícil escolher o melhor, porque está tudo muito bom e caprichado. E é uma grande confraternização em volta do fogo, e nada mais justo, estarmos aqui provando e prestigiando essa turma toda de assadores”, salientou a jurada Arika Messa.
O trio vencedor da paleta raiz, preparada apenas com sal grosso foi conquistada por César Augusto Berwanger, Luiz Alberto Berwange e Raphael Krewer, de Giruá e Santo Ângelo. “Eu fiquei dois anos tentando conquistar o primeiro lugar e esse ano veio o pódio. Com certeza a gente trabalhou muito. A paleta ficou em torno de duas horas no fogo”, contou o integrante do trio vencedor da paleta raiz, César Augusto Berwanger.
Já o trio ganhador da paleta gourmet feita com vários ingredientes ficou com Fábio Maiado Barbosa, Geovani Janandrea e Maurício Paroni, que vieram de Minas Gerais e São Paulo. “Faz quatro que a gente que a gente está nessa brincadeira, todo o campeonato acaba sendo completamente diferente. A gente tinha uma expectativa de ir bem aqui no Rio Grande do Sul, mas a gente está no meio de gaúcho, então o que mais impactou a gente e acabou nos emocionando, foi justamente isso, nós estamos na terra do churrasco, saímos de Minas e São Paulo, e conseguimos esse resultado. A gente vai fortificar ainda mais o trabalho que a gente vem fazendo”, revelou o integrante do trio vencedor da paleta gourmet, Fábio Maiado Barbosa.