Quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Papel-alumínio pode dificultar o roubo do seu carro

O mercado de automóveis atualiza e cria novos modelos com as tecnologias mais recentes, assim como modifica os acessórios também. Um bom exemplo disso são as chaves que não precisam de encaixe na porta. Porém, novas formas de ter acesso ao seu carro são permitidas. Nesse sentido, destacamos o porquê colocar papel-alumínio nas chaves do carro.

As chaves remotas funcionam através de um chip que permite a comunicação integrada com o computador do carro. Assim, ao conectar com a ignição, elas respondem com o funcionamento do veículo.

Essa comunicação integrada permite que o dono do automóvel não precise inserir a chave nas portas para abrir ou trancar. Isso facilitou a vida e o dia a dia dos consumidores, mas também permitiu outras formas de roubarem o seu carro.

Os bandidos podem obter uma chave falsa sem a comunicação com o veículo. Porém, por conta do chip e da comunicação constante com as chaves verdadeiras, esse sinal pode ser duplicado, ou seja, você pode ter o seu acesso hackeado. É nesse ponto que um truque simples pode ajudar: colocar papel–alumínio nas chaves do seu carro.

Para hackear o sistema das chaves, é necessário apenas ter alguns conhecimentos sobre amplificação de ondas eletromagnéticas. Assim, o hacker pode detectar e copiar as ondas transmitidas entre o carro e a chave original.

Para impedir que isso aconteça, você deve cobrir as suas chaves com papel-alumínio. Essa material cria uma barreira protetora que impede que as ondas magnéticas sejam copiadas de forma simples.

Porém, justamente por interferir na leitura das ondas, essa alternativa também pode danificar as chaves do seu carro. Uma opção mais segura é o uso de bolsas Faraday, que tem a mesma funcionalidade do alumínio, ou seja, impedir a transferência de informações que podem facilitar o roubo seu veículo. Essa não é uma funcionalidade muito comum para o papel-alumínio. Você já a conhecia?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Curiosidades

Uma em cada dez brasileiras tem endometriose; e o diagnóstico é um desafio
Entenda por que algumas pessoas que fumam muito não desenvolvem câncer de pulmão
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play