Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de fevereiro de 2025
Ao registrar um novo recorde de calor para 2025, com os termômetros chegando a 37,9°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre foi a capital mais quente do País nessa segunda-feira (10). A marca anterior havia sido de 37,6°C, no dia 4.
O Estado do Rio Grande do Sul tem registrado altas temperaturas desde o inicio do mês devido a uma onda de calor que afeta principalmente as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil.
As maiores temperaturas registradas nessa segunda-feira (10) foram no Estado gaúcho.
* Uruguaiana 40,4°C
* Santiago 40,1°C
* São Vicente do Sul-RS 39,7°C
* Teutônia-RS 39,3°C
* Santa Maria 38,3°C
Outras cidades do Estado também registraram altas temperaturas, como São Gabriel, São Borja e Campo Bom, todas com 39°C.
O calor extremo ocorre devido a uma massa de ar quente e seco estacionada sobre o Sul do Brasil, dificultando a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.
Consumo de energia
Em razão da maior demanda de energia elétrica nesta época, principalmente com esta onda de temperaturas altíssimas, a CEEE Equatorial elaborou algumas dicas de consumo consciente.
“O maior consumo dentro de uma casa vem de eletrodomésticos como a geladeira e o chuveiro elétrico. Geladeiras e freezers podem representar 40% da conta de luz de uma casa. E, em um ambiente de temperaturas altas, esses aparelhos consomem mais energia para funcionar de maneira eficiente. Soma-se a isso o uso do ar-condicionado”, explicou o analista de Operações Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva.
— Veja como evitar o desperdício de energia:
* Evite ligar vários aparelhos de alta potência ao mesmo tempo, especialmente em extensões elétricas.
* Não exponha dispositivos eletrônicos ao sol ou calor para evitar superaquecimento das baterias.
* Mantenha geladeiras e freezers longe do sol ou de fontes de calor, como o fogão, de preferência em local bem ventilado e não encostados na parede ou em móveis. Verifique também se a borracha de vedação está em boas condições. A cada seis meses, ela precisa ser avaliada e substituída, se necessário. Outra dica é colocar as bebidas geladas que serão consumidas em garrafas térmicas para evitar o “abre e fecha” em um dia de muito calor.
* Quando for ligar o aparelho de ar-condicionado, certifique-se de que as portas e janelas estão fechadas. Ajuste a temperatura para 23 graus, que garante o conforto térmico e diminui o consumo de energia. Mantenha os filtros limpos para evitar que o motor precise trabalhar mais do que o ideal.
* Reduza a temperatura do chuveiro elétrico e fique atento ao tempo do banho.