Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Prefeitura de Porto Alegre mantém serviços essenciais no feriado de Natal

A Prefeitura de Porto Alegre mantém o atendimento à população no feriado de Natal – terça-feira (24) e quarta-feira (25), com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços essenciais. O expediente regular será retomado na quinta-feira (26). Veja abaixo:

Central do Cidadão 156 – Atendimento 24h, todos os dias da semana e feriados, para solicitações de serviços como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, trânsito, água, esgoto sanitário, denúncias de vandalismo, entre outros. Mais informações por meio do telefone 156 e dos canais digitais: aplicativo 156 +POA e WhatsApp (51) 3433-0156.

Ceic-POA – O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) opera 24h. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Guarda Municipal – As equipes estarão em parques e praças. As vigilâncias fixa e motorizada atendem postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelos telefones 153 e 156.

Fiscalização – A Diretoria-Geral de Fiscalização realiza as operações Calçada Livre e Esforço Concentrado nos principais pontos do comércio no Centro Histórico e, no dia 25, realiza plantão de fiscalização nos locais de festejos de Natal. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

Junta Militar – Não terá expediente nos dias 24 e 25 de dezembro. Os serviços retornam na quinta-feira, 26, das 8h às 17h, na avenida Ipiranga, 1.200, bairro Praia de Belas. Informações pelo telefone (51) 3289-5057.

Limpeza urbana – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Trânsito e transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar normalmente no dia 24 e com tabela de domingos e feriados no dia 25. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, por meio dos aplicativos Cittamobi e Moovit, além de consultar as mudanças disponíveis no site da EPTC.

Como não haverá expediente na Secretaria de Desenvolvimento Social nos dias 24 e 25 Os serviços da EPTC de inclusões e renovações do Tri Especial para PCDs e acompanhantes, inclusão do Tri Especial que ocorrem de forma presencial ne sede da SMDS não irão funcionar. As solicitações por e-mail serão recebidas normalmente.

Já o atendimento ao cidadão que ocorre na sede da EPTC localizada na João Neves da Fontoura e abrange os serviços de atendimento de recebimento de recurso, defesa e apresentação de condutor, assim como o serviço de vistoria do transporte público funcionarão no dia 24 até o meio-dia. No dia 25 não haverá atendimento.

Saúde – Os prontos-atendimentos, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), residenciais terapêuticos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.

As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam na terça (24) e quarta-feira (25). Retomando o atendimento na quinta-feira (26).

Prontos atendimentos 24h, CAPS AD, SRTs e hospitais:

– PA Cruzeiro do Sul;

– PA Bom Jesus;

– PA Lomba do Pinheiro;

– PA de Saúde Mental IAPI;

– UPA Zona Norte Moacyr Scliar;

– Hospital de Pronto Socorro;

– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica;

– CAPS AD III Passo a Passo – Jardim São Pedro – (51) 3345-1759;

– CAPS AD III NHNI – Navegantes – (51) 99882-3313;

– CAPS AD III SCS  – Cavalhada – (51) 3230-6364;

– CAPS AD III PLP  – São José – (51) 3230-6360;

– CAPS AD III Caminhos do Sol – Alto Petrópolis – (51) 3407-5225;

– CAPS AD III Girassol – Restinga – (51) 3248-7704;

– CAPS AD IV Céu Aberto – Centro – atende pessoas com idade a partir de 18 anos – (51) 99275-1156;

– SRT Nova Vida – Farroupilha – (51) 3289-5683);

– SRT Nise da Silveira – Partenon – (51) 3519-7800;

– SRT Lar da Amizade – Vila Ipiranga – (51) 3519-7288;

– SRT Centro  – Azenha – (51) 3028-3444;

– SRT SCS – Teresópolis – (51) 3239-5217. As informações são da Prefeitura de Porto Alegre.

 

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