Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 11 de novembro de 2024
A luta de Preta Gil contra os desdobramentos do câncer de intestino diagnosticado em janeiro de 2023, ganhou mais um capítulo. Nessa segunda-feira (11), a cantora compartilhou nas redes sociais que voltou ao hospital menos de 24 horas depois de anunciar alta médica.
“Ontem postei que estava em casa, me precipitei, porque comecei a sentir uma dor no rim direito e voltei para o hospital”, iniciou a artista. “Tivemos que entrar com outros medicamentos, continuo tomando antibiótico e os médicos preferiram que eu ficasse aqui mais alguns dias para não correr o risco de sentir dor em casa”, disse a atriz.
Visivelmente abatida, mas sem perder o bom-humor, Preta contou ter se arrumado para aparecer no vídeo. “Fiz uma make, porque estava a cara da derrota e agora estou bem, quer dizer, mais ou menos, mas vou ficar”.
Luta contra o câncer
Em janeiro de 2023, Preta anunciou que havia sido diagnosticada com câncer no intestino, indicando que começaria o tratamento em alguns dias. Embora tenha passado por percalços, a artista se recuperou bem da última etapa do tratamento: uma cirurgia feita sete meses depois da descoberta, com duração de 14 horas, na qual retirou o tumor e também o útero.
“A tão sonhada alta chegou, foram 28 dias de internação, dias desafiadores onde tive que lidar com muitas coisas difíceis, mas, ao mesmo tempo, rodeada de competência e amor, muito amor. Eu sou toda gratidão, sou grata a oportunidade em me tratar no melhor hospital do Brasil, quiçá do mundo, na minha opinião”, disse a cantora, no dia em que finalmente pôde ir para casa, em meados de setembro de 2023.
Em dezembro, ela anunciou durante participação no Encontro com Patrícia Poeta, que tinha recebido alta médica, esclarecendo que a cura definitiva só viria em cinco anos, como é praxe em qualquer tratamento contra a doença. “Essa etapa eu venci e vou vencer as próximas que vierem”, disse ela, na ocasião.
Porém, oito meses após a notícia, a cantora comunicou que havia retomado o tratamento contra a doença. Na ocasião, a assessoria de Preta informou que ela “teve uma recidiva em dois linfonodos na pelve”, ou seja, o câncer voltou após um período de tratamento.
Poucos dias depois, a artista falou ao Fantástico sobre a nova fase do tratamento contra o câncer – que incluiria novas sessões de quimioterapia, e também da amputação do reto, que é a parte final do intestino grosso, onde as fezes são armazenadas, e de como estava encarando tudo.
“Em seis meses, quatro tumores cresceram. Não é fácil, mas a gente não tem outra opção a não ser encarar. Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e não posso ter vergonha, porque é a minha realidade”, disse na ocasião.