Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Procedimentos estéticos não cirúrgicos estão entre os mais procurados no Brasil

A harmonização facial é um exemplo de procedimento estético não cirúrgico e que vem registrando um aumento significativo a cada ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um crescimento de 100% nos últimos dez anos. E, entre homens, a procura pelo procedimento aumentou 255% entre 2014 e 2019.

Apesar de existir há 40 anos, o destaque é recente. No ano passado, o segmento teve participação superior a 50% no mercado global de medicina estética, segundo o relatório elaborado pela empresa americana Grand View Research. Para os próximos cinco anos, a expectativa é que haja uma expansão de 12% a 14% ao ano.

A harmonização facial trata-se de um conjunto de procedimentos para melhorar a harmonia do rosto. De acordo com Paola Sehn, cirurgiã dentista, sócia-proprietária da Núcleo Rejuvenescer, os procedimentos buscam recuperar a sustentação e a elasticidade da pele, amenizar as marcas do envelhecimento, aperfeiçoar detalhes que cada um julga relevante para si, como a redução de olheiras ou o aumento dos lábios e corrigir questões anatômicas, como o caso de um queixo muito para dentro.

A especialista explica que as técnicas e os produtos mais aplicados são os mesmos usados para combater os sinais da idade, como a flacidez, rugas e marcas de expressão, como o ácido hialurônico e o colágeno. Ambos produzidos naturalmente pelo nosso corpo e que, com o passar dos anos, vão diminuindo suas produções. “Vale salientar que este tipo de procedimento costuma deixar os pacientes com uma aparência mais natural e proporcionam resultados mais rápidos, causam menos dor e tem um custo mais baixo”, diz.

“É importante frisar que a harmonização deve ser vista como um complemento positivo para amenizar e corrigir imperfeições, sem transformar ou padronizar rostos. O imprescindível é um cuidado diário, como realizar uma limpeza do rosto adequada, com sabonetes específicos para cada tipo de pele, utilizar protetor solar todos os dias, já que ele combate o envelhecimento precoce da pele e, além disso, cuidar da alimentação”, enfatiza Paola Sehn.

Vale destacar que estão autorizados para realizar procedimentos de harmonização facial, além do cirurgião plástico, dermatologistas e dentistas com especialização na área.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Depois de dois anos sem receber turistas estrangeiros, temporada de esqui em Valle Nevado, no Chile, está aquecida
Veja dicas de um neurocientista para turbinar sua memória
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play