Domingo, 02 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de fevereiro de 2025
Milhares de fiéis participaram, na manhã deste domingo (2), da procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre. O tradicional ato religioso começou com uma missa na Igreja do Rosário, às 7h, e depois percorreu as avenidas Mauá e Castelo Branco, no Centro Histórico, até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na avenida Sertório, na Zona Norte.
O tema do evento foi “150 Anos, Caminhando com Maria, Mãe da Esperança”. Acompanhado da primeira-dama Valéria Leopoldino, o prefeito Sebastião Melo participou do ato, que também reuniu outras autoridades, como a presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Comandante Nádia.
“Essa é uma festa tradicional, um momento de fé, reflexão e renovação da esperança. Depois de um ano tão difícil, em que Porto Alegre enfrentou grandes desafios, essa celebração nos fortalece para seguir em frente. A reconstrução da cidade não é só física, mas também emocional e espiritual”, afirmou o prefeito.
A passagem dos fiéis – muitos deles descalços – foi saudada por pessoas que se aglomeraram ao longo do trajeto de quatro quilômetros. Bloqueios no trânsito foram realizados pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
No Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, o arcebispo Dom Jaime Spengler celebrou uma missa campal, junto com o padre Carlos Feeburg. Eles pediram bênçãos a todos os atingidos pelas enchentes e à população em geral.
Interior
No interior do Estado, foram realizados diversos atos em homenagem à Iemanjá, que no sincretismo religioso corresponde à Nossa Senhora dos Navegantes. Os eventos ocorreram em municípios como Cidreira, Tramandaí, Torres, Pelotas, Rio Grande e Viamão.