Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Rainha da Dinamarca abdica do trono em discurso de Ano Novo

A rainha da Dinamarca, Margrethe II, de 83 anos, vai abdicar ao trono após 52 anos. A rainha mais longeva da Europa passará, ao seu filho mais velho, o príncipe Frederik, a condução do país.

O anúncio foi feito por ela mesma, neste domingo (31) durante o discurso de Ano Novo que foi transmitido pela TV estatal. A rainha assumiu o trono em 1972, é, atualmente, é a monarca mais longeva na Europa.

Em fevereiro, ela foi submetida a uma cirurgia nas costas que foi considerada bem-sucedida. Ela fez uma menção a isso em seu discurso.

“A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca”, disse ela.

Na Dinamarca, o poder é do parlamento e do governo formado pela frente política que tem a maioria dos assentos do Legislativo. O monarca não deve se envolver em política partidária e representa a nação em formalidades tradicionais, como visitas de Estado e celebrações do dia nacional.

Nascida em 1940, Margrethe tem amplo apoio dos dinamarqueses, que apreciam sua personalidade habilidosa e ao mesmo tempo criativa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Prossegue até esta quarta o pagamento de ISS-TP com desconto de 5% para profissionais liberais e autônomos de Porto Alegre
Ministério da Saúde adota nova estratégia e inclui vacina contra a Covid no calendário de vacinação infantil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play