Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 19 de agosto de 2024
O LinkedIn é uma rede social corporativa, usada para conseguir emprego, vender, criar networking, mostrar seu trabalho e posicionar a marca da sua empresa.
A bio, que é o título que resume o seu perfil, é uma das partes mais importantes e visíveis, pois é a primeira coisa que as pessoas em geral veem ao pesquisar sua página. Já o resumo do seu perfil, a seção “sobre”, costuma ser a primeira coisa que os recrutadores olham.
Ambos desempenham um papel fundamental, criando uma primeira impressão positiva e destacando suas qualificações para possíveis conexões profissionais.
Perfil completo
O gerente editorial do LinkedIn na América Latina e Espanha, Rafael Kato, explica que um perfil 100% preenchido alcança mais visualizações e pedidos de conexão, então, além de título e resumo, é importante completar com uma boa foto, informações sobre instituições de ensino, habilidades e trajetória profissional.
“Isso garante uma apresentação completa e atraente, aumentando suas chances de ser notado e ter mais oportunidades relevantes na rede”, afirma.
Bio eficaz
“Para criar uma bio de qualidade, é essencial ter um momento de reflexão para entender onde você quer chegar e ser sincero sobre suas habilidades”, aconselha Pedro Pavanato, especialista em conteúdo de LinkedIn na Motim, consultoria especializada em aceleração de reputação.
Palavras-chave
Para preencher a bio, o ideal é ser conciso, utilizando palavras-chave estratégicas que estejam alinhadas com a profissão ou o cargo que o profissional deseja alcançar.
Essa seção não só indica o cargo e empresa atual, mas é possível destacar as principais habilidades, áreas de especialização, facilitando a busca por recrutadores interessados nessas áreas.
Por exemplo: “Gerente de Vendas, entusiasta do desenvolvimento e liderança de equipes de alta performance”.
Além disso, use palavras-chave relevantes para indicar sua área de atuação.
Uma bio otimizada por palavras-chave relevantes aumenta suas chances de ser encontrado em pesquisas dentro do LinkedIn ou até mesmo nos mecanismos de busca, como o Google.
“É importante usar palavras-chave que descrevam suas habilidades e áreas de atuação. Elas ajudam os recrutadores a encontrarem seu perfil durante as buscas e aumentam sua visibilidade”, explica Pavanato.
Como criar um resumo profissional impactante
Após ter escrito uma boa biografia, o próximo passo é pensar em um resumo que ofereça uma visão mais detalhada de suas habilidades e experiências.
No entanto, é importante não repetir informações que já estejam presentes em outras partes do perfil.
O “sobre” é o campo ideal para um resumo atrativo de toda a trajetória profissional, com uma narrativa mais autêntica e humanizada.
Os profissionais podem incluir sua trajetória, objetivos, projetos, trabalho voluntário e pontos fortes.
Vale lembrar que habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas e é importante demonstrar como essas competências contribuem para o sucesso profissional.
Para um profissional em início de carreira, como um programador sem muita experiência, é essencial listar as tecnologias que conhece.