Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de fevereiro de 2025
Na busca por alimentos com alto valor nutricional para montar uma dieta balanceada que forneça ao organismo cada uma das propriedades que ele necessita, muitas pessoas ignoram que o tomate é um dos que mais benefícios tem a oferecer. Esta poderosa fruta se destaca há anos pelo uso que pode ser dado a ela em diferentes pratos da gastronomia mundial. No entanto, o efeito positivo que esse alimento tem no corpo humano é desconhecido por muitos.
Segundo a Agência Geral de Proteção ao Consumidor da Argentina, o tomate vermelho se destaca entre outras frutas e vegetais por possuir grande quantidade de minerais, alguns deles são cálcio, fósforo, potássio, sódio e ainda contém vitaminas A, B1, B2 e C.
A vitamina A fornecida é essencial para uma visão saudável e melhora a condição da pele, do cabelo e dos ossos. Além disso, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. Contém alto teor de licopeno, um antioxidante que pertence à família do betacaroteno e funciona como uma barreira protetora contra os radicais livres que afetam diretamente as células.
Esta fruta também é usada por muitas pessoas ao redor do mundo como um ingrediente natural que ajuda a aliviar picadas de mosquito. Para isso, eles aplicam diretamente no local atingido, e isso faz com que a inflamação e a infecção diminuam.
Segundo a Profeco (órgão responsável pela defesa do consumidor na Colômbia), o tomate vermelho possui diferentes propriedades medicinais, pois é uma fruta antisséptica, alcalinizante, depurativa, diurética, digestiva, laxante e anti-inflamatória. É por isso que ele pode ser usado para reduzir os efeitos de diferentes doenças.
As condições que esta fruta pode combater são doenças do fígado, queimaduras, obesidade, raquitismo e outras. Também pode ser usado para prevenir diabetes, catarata, asma e doenças cardiovasculares.
Outros benefícios do tomate incluem:
* Prevenir o câncer de próstata
O tomate é rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, e inibindo a proliferação das células tumorais, prevenindo e atrasando o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, principalmente de próstata, mama e de ovário em mulheres na menopausa. Conheça outros alimentos ricos em licopeno.
* Ajudar no emagrecimento
O tomate contém poucas calorias e é rico em água, antioxidantes e fibras, ajudando a diminuir a gordura corporal e a controlar o apetite, sendo considerado um bom alimento para ser incluído nas dietas para emagrecer.
* Melhorar a prisão de ventre
O tomate contém boas quantidades de fibras insolúveis, principalmente na casca, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e a aumentar o volume do bolo fecal, combatendo a prisão de ventre e prevenindo doenças como diverticulose, hemorroidas e câncer de cólon.