Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 11 de outubro de 2022
Uma toalha de mesa em que os quatro membros dos Beatles desenharam antes de um show em 1966 na Califórnia foi devolvida aos seus donos, mais de cinco décadas depois de ter sido roubada.
Esta peça única foi criada pelos membros da banda enquanto comiam em um restaurante antes de um show no Candlestick Park, na cidade de San Francisco, sua última apresentação comercial.
A comida estava a cargo de um fornecedor local, Joe Vilardi. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, assim como a cantora folk Joan Baez, deixaram sua marca na toalha de mesa. Em vez de lavá-la, Vilardi decidiu emoldurar e expor a peça na vitrine de sua loja, de onde foi roubada durante a noite, menos de uma semana depois.
Mais de 50 anos de mistério terminaram em 2021, quando o neto de Vilardi, Michael Vilardi, recebeu um telefonema do Texas.
“Era uma senhora perguntando se nossa família tinha uma empresa de catering em San Francisco, e eu tinha a sensação de que ela saberia algo sobre a toalha de mesa. O irmão dela tinha a toalha de mesa. Ele não sabia o que fazer com ela e a guardou por todos esses anos”, disse.
Segundo Vilardi, o homem havia recebido a toalha como o pagamento de uma dívida. Ele chegou a pensar em vendê-la, mas como o item era roubado temeu enfrentar problemas. Sua irmão, então, o convenceu a devolver a peça.
“Foi um momento muito emocionante porque não sabíamos que veríamos isso de novo. Todos nós crescemos ouvindo a história, mas nenhum de nós tinha visto a toalha de mesa.”
Agora, esta peça única da história dos Beatles, com o desenho de Lennon de um pôr do sol amarelo e uma série de retratos esboçados por McCartney e Baez, bem como as assinaturas de Starr e Harrison, está sendo leiloada.
A casa de leilões Bonhams estima que pode chegar a US$ 25.000 até o fechamento do leilão, em 19 de outubro. O show do Candlestick Park entrou para a história como a última apresentação comercial da banda.
Mais de 50 anos depois, a “Beatlemania” continua viva, e as recordações do grupo continuam atraindo o interesse de fãs de todas as gerações e cobrando preços exorbitantes em leilões. Em 2015, o primeiro contrato de gravação assinado pelos Beatles foi vendido em leilão em Nova York por US$ 75.000.