Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 24 de fevereiro de 2022
O projeto RS Verão Total, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado em parceria com o Sesc/RS e prefeituras municipais, chega ao fim na próxima terça-feira (1º). O final de semana terá oficinas de vôlei com o campeão olímpico Gustavo Endres, cadeiras anfíbias para banhistas com dificuldade de locomoção e quadras para a prática de vôlei de praia, beach tennis, futevôlei e futmesa em Torres, Tramandaí e Xangri-lá. Além disso, as três praias também contam com o serviço de quick massage, com o objetivo de aliviar as tensões musculares e promover relaxamento e bem-estar aos veranistas.
Para receber a massagem, que tem duração de 15 minutos e é gratuita, é preciso fazer o agendamento com antecedência nas sedes do programa em Torres (na Casa RS Verão Total, na Praia Grande, das 9h às 12h e 13h às 16h), em Tramandaí (na Casa da Praia Sesc, na Av. Beira Mar, 2015, das 8h às 12h e 14h às 16h40) e Xangri-Lá (na Av. Beira Mar, s/n, em frente à Saba, das 8h às 12h e 14h às 16h40), sempre às sextas-feiras, sábados e domingos.
A massoterapeuta Luciana Selister explica que utiliza uma combinação das técnicas terapêutica, relaxante e shiatsu para aplicar a quick massage. Além do alívio de tensões no corpo, ela destaca o relaxamento mental como um dos benefícios da atividade. “Naqueles minutos em que as pessoas estão ali, elas conseguem se desligar do mundo, algumas até dormem. A massagem também proporciona uma melhor oxigenação do corpo e pode ser aplicada na cabeça, para aliviar dores e enxaqueca”, afirma. O serviço está disponível para qualquer pessoa, mas não é indicado para quem tem lesões na região da cervical até a lombar nem para grávidas, pois a posição utilizada para esse tipo de massagem causa pressão no abdômen.
O RS Verão Total tem como um dos focos a difusão dos esportes de areia, oferecendo quadras para a prática de beach tennis, vôlei de praia e futevôlei e oficinas que mostram os fundamentos dessas modalidades em Torres, Tramandaí e Xangri-Lá. Nos três municípios, também estão disponíveis cadeiras anfíbias e colaboradores treinados para proporcionar o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção ao mar (banho acessível) e à faixa de areia. As atividades são gratuitas.