Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de janeiro de 2025
Incêndios florestais queimaram bairros inteiros, forçaram a evacuação de milhares de pessoas e causaram mortes no condado de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos.
As primeiras chamas surgiram na terça-feira (7), em Pacific Palisades, um bairro nobre que fica entre as Montanhas de Santa Mônica e o Oceano Pacífico.
Nas horas que se seguiram, pelo menos outros três grandes incêndios ocorreram em outras áreas de Los Angeles. O motivo pelo qual os bombeiros não conseguiram conter o fogo são os chamados ventos de Santa Ana, que têm alimentado e espalhado as chamas. São ventos secos que removem a umidade da vegetação e facilitam o início dos incêndios, de acordo com meteorologistas.
Uma vez que o fogo começa, os ventos também o ajudam a se espalhar facilmente. As rajadas começaram a diminuir um pouco na quarta-feira (8).
Mesmo assim, King aponta que os ventos ainda continuarão muito fortes, o que dificulta o combate aos incêndios em algumas áreas.
Os ventos de Santa Ana ocorrem quando uma grande área de alta pressão se instala no interior do Oeste dos EUA, ao redor da Grande Bacia, que inclui grande parte de Nevada, Utah, Idaho e o sudeste do Oregon. Essas regiões são geralmente desérticas, o que significa que ventos secos fluem de leste a oeste e chegam à Califórnia sem umidade, de acordo com uma publicação do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês).
O NWS detalhou que esses ventos fortes podem causar danos significativos às propriedades, mas também aumentam o risco de incêndios florestais devido à secura e à velocidade com que as chamas podem se espalhar.
Os ventos de Santa Ana ficam ainda mais secos à medida que descem das montanhas. Como um grande secador de cabelo, eles removem parte da umidade da vegetação.
Isso significa que o fogo pode se espalhar mais rápido, já que plantas e árvores queimam mais facilmente. Esses ventos geralmente acontecem durante os meses mais frios, entre o final de setembro e maio, com velocidade de 95 a 130 km/h. No entanto, rajadas de até 160 km/h podem ocorrer.