Sábado, 09 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 2 de setembro de 2024
Após o fim do X (o antigo Twitter) no País, grande parte dos 21,5 milhões de usuários brasileiros do extinto microblog se vê às voltas, desde a última semana, com a seguinte pergunta: afinal, para onde ir – Threads ou BlueSky? Entre famosos e influenciadores digitais, a primeira opção tem sido a mais escolhida até agora, já que o Threads é vinculado ao Instagram, uma rede social já conhecida em solo nacional, o que é visto como um facilitador na hora de criar uma conta no universo digital.
O único grande influenciador presente no BlueSky, até o momento, é Felipe Neto, que tem elogiado (e defendido) o novo espaço digital. “A maioria dos famosos foi para o Threads pela quantidade de seguidores que já tinha lá. Eu amei aqui até agora”, escreveu o youtuber por meio do BlueSky.
Vários famosos brasileiros já chegaram a 1 milhão de seguidores no Threads. Estão lá, por exemplo, figuras como a ex-BBB Juliette, a cantora Anitta, a influenciadora digital Virginia Fonseca, o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, o DJ Alok, entre outros.
Mas, afinal, qual a diferença entre o BlueSky e o Threads? A primeira empresa é uma rede criada pelo fundador do antigo Twitter (agora X), Jack Dorsey, enquanto a segunda foi lançada pelo grupo Meta, do Instagram, Facebook e WhatsApp, para rivalizar com a plataforma de Elon Musk.
Ambas funcionam de forma semelhante, mas um critério que pode ser adotado é qual delas tem mais usuários mensais ativos, ou seja, perfis que de fato utilizam a rede.
No último sábado (31), a Bluesky – que tem navegabilidade praticamente idêntica ao antigo Twitter – disse ter registrado um milhão de novos usuários nos últimos três dias e brincou que agora “é um aplicativo brasileiro”. Ainda assim, há quase 170 milhões de usuários a menos na Bluesky do que no Threads.
Segundo informações da própria rede fundada por Dorsey, em maio de 2024 a Bluesky tinha pouco mais de 6 milhões de usuários mensais ativos. Já o Threads, em julho, alcançou 175 milhões de usuários mensais ativos, como anunciou a plataforma. Embora ela tenha sido lançada em 2023, enquanto a Bluesky tornou-se independente em 2021.
Com isso, ainda que a Bluesky tenha ganhado um milhão de novos usuários, ou seja, tenha chegado a 7 milhões, o Threads ainda tem cerca de 168 milhões a mais. E isso reflete no número de seguidores de personalidades digitais e grandes perfis que estão em ambas as redes.