Sábado, 16 de novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 24 de setembro de 2024
O hábito de lavar os cabelos diariamente é comum para muitas pessoas e existem muitos motivos para isso. Entre eles estão a textura do cabelo, quão oleoso ele fica, produtos utilizados, rotina (se exige uma higiene pessoal mais intensa) e idade.
O xampu limpa o couro cabeludo e o cabelo removendo contaminantes ambientais como sujeira e pólen, bem como caspa, suor e produtos para o cabelo. Também dissolve o sebo, uma substância oleosa e cerosa produzida pelas glândulas sebáceas próximas aos folículos pilosos.
O sebo evita que o couro cabeludo fique muito seco, de acordo com a médica Rosemarie Ingleton, professora clínica assistente de dermatologia no Mount Sinai Hospital, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e protege a pele contra infecções. Mas se o sebo se acumular, pode haver problemas.
Quando lavar diariamente
Segundo o médico Murad Alam, vice-presidente do departamento de dermatologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, nos EUA, usar xampu todos os dias pode ser a escolha certa para pessoas com couro cabeludo oleoso, onde o sebo pode se acumular, deixando o cabelo mole, oleoso e possivelmente malcheiroso.
Pessoas com cabelos finos também podem achar que os fios ficam oleosos mais rapidamente, porque há menos cabelo para absorver o óleo. Neste caso, lavar diariamente pode ser justificado.
A lavagem diária também pode ser necessária para quem usa com frequência produtos como géis ou sprays de cabelo, que podem se acumular no couro cabeludo e causar irritação – ou até impedir o crescimento do cabelo, obstruindo os folículos pilosos.
Quando evitar
Nem todas as texturas de cabelo podem tolerar uma lavagem diária, segundo Ingleton, incluindo cabelos cacheados ou crespos, que podem secar, tornar-se quebradiços ou quebrar se lavados diariamente ou mesmo a cada dois dias. A Academia Americana de Dermatologia recomenda que pessoas negras lavem o cabelo uma vez por semana ou a cada duas semanas.
A médica Shereene Idriss, dermatologista e fundadora da Idriss Dermatology, tem recomendações mais rígidas para a lavagem, independentemente de quão fino ou oleoso seja o cabelo.
“No que diz respeito à saúde do couro cabeludo, não recomendo lavar o cabelo regularmente todos os dias. Isso pode levar a irritação, inflamação e outros problemas no couro cabeludo”, ressalta.
Tratamentos químicos, como tinturas de cabelo e relaxantes, podem tornar a haste do cabelo mais propensa a danos, conforme aponta Alam. Ele recomendou lavar os cabelos quimicamente tratados duas a três vezes por semana.
Certos medicamentos, como estatinas, anti-histamínicos e diuréticos, por exemplo, também podem aumentar o ressecamento da pele e do couro cabeludo, segundo Alam. Para quem usa esses medicamentos, a recomendação é lavar o cabelo com um xampu suave que contenha hidratantes para evitar ressecamento e irritação.
Também pode ser útil usar xampu com água morna em vez de água quente, pois ensaboar com água quente pode remover muito óleo do couro cabeludo, orienta Alam.